Se você sofreu uma reprovação no Nubank, pode ter ficado muito frustrado. Mas saiba que isso é mais comum do que você imagina. Mesmo pessoas com score de crédito considerado bom e o nome devidamente limpo podem passar por isso. Entretanto, existe alguns motivos que podem fazer com que o roxinho negue crédito à você, e aqui vamos abordar os 5 principais motivos.

Reinvente Essa Promo: Nubank divulga o resultado oficial com os nomes dos ganhadores

Manter o Cadastro Positivo ativo pode reduzir o seu score de crédito?

FGTS dá mais opções de empréstimo sem consulta ao SPC e Serasa em 2020.

Como funciona o processo de análise de crédito do Nubank

O processo de análise do Nubank é bastante rigoroso, e engloba diversos dados. Desde suas contas como energia, água e esgoto, gás, até os cartões de crédito, crediários, financiamentos, empréstimos e contas bancárias que você tem são levadas em consideração. 

Outros fatores podem influenciar, como idade e local aonde mora. O Nubank leva em conta quanto você gasta por mês. Entretanto, não é um funcionário da fintech que faz isso, e sim um sistema de inteligência artificial, com o uso de algorítimos.

A inteligência artificial usa as mais modernas tecnologias para cruzar todas suas informações financeiras em questão de segundos. 

5 Motivos comuns para a reprovação no Nubank mesmo com nome limpo

Score baixo

Antes de mais nada é importante lembrar que o score das bureaus de crédito nem sempre é tudo. Há outros fatores que são levados em conta na hora de conceder ou não crédito, e é sobre eles que vamos falar nesta matéria. 

Mas sim, o score do SPC Brasil, Boa Vista SPC, Serasa Experian, entre outros, importa para o Nubank, e é usado na análise de crédito da fintech. Se seu score não está no verde, é preciso melhorá-lo caso você queira um Nubank. Aqui deixamos uma série de dicas de como aumentar o seu score:

Não ter cadastro positivo no Serasa Experian e Boa Vista SPC

Dentre as dicas que temos nos artigos acima (links), certamente você vai encontrar a dica de ter um cadastro positivo. E a falta dele pode dificultar a conquista do seu Nubank. Isso porque o Cadastro Positivo é o seu histórico financeiro, e a falta de acesso à ele pode influenciar na reprovação no Nubank.

Atualmente, o Cadastro Positivo é feito automaticamente, mas é possível sair dele. E quem opta por sair do Cadastro Positivo, pode ter consequências negativas, como falamos neste artigo. Se você saiu do Cadastro Positivo, isso pode ter influenciado na sua reprovação.   

Não ter outros cartões de crédito

Como falamos já aqui no Seu Crédito Digital, desde a nova lei do Cadastro Positivo, o consumidor que não possui cartão de crédito pode reduzir seu score. E se você não tem outros cartões de  crédito, isso pode ter influenciado na análise do Nubank. Isso porque quem não tem contas em seu nome ou não usa cartão de crédito, não tem como ser avaliado. Se você foi recusado no Nubank, tente fazer outros cartões antes de pedir nova análise de crédito no roxinho. Confira a dica abaixo:

Tentar vários cartões de crédito ao mesmo tempo

Se não ter cartões de crédito é ruim, tentar (e não conseguir) vários cartões de crédito ao mesmo tempo é pior ainda. Você passa a impressão de que está desesperado, e as empresas do setor financeiro vêem isso como um alerta de perigo, pois pessoas desesperadas podem não conseguir pagar suas contas em dia. 

A dica é que se você pediu um cartão de crédito e não foi aprovado, que espere alguns meses até tentar outro. Neste meio tempo, vá trabalhando para que seu score suba, e você tenha mais chances quando pedir um novo cartão. Além disso, sempre tente primeiro os cartões de crédito que aprovam com o score mais baixo, o que sabidamente não é o caso do Nubank.

Score interno no Nubank

Esse é um dos fatores que muitas vezes o consumidor nem sabe que existe. Mas sim, as empresas do setor financeiro costumam ter um score interno, que além do score das bureaus como Boa Vista SPC e Serasa, ajuda a classificar você como consumidor. 

Por exemplo, se algum dia você já teve um produto Nubank, como o cartão de crédito ou a NuConta, e ficou devendo algo, esse pode ser o motivo de você não conseguir o cartão roxinho

Considerações finais

A NuConta é a conta digital do Nubank que pode ser feita mesmo por quem tem score baixo ou até o nome sujo, pois não é feita nenhuma análise de crédito. E para ficar com um bom score interno no Nubank, uma das formas é fazendo a NuConta. Com ela você poderá guardar seu dinheiro, pagar boletos, fazer transferências de forma gratuita e receber.

Você pode inclusive receber seu salário e outros benefícios trabalhistas na NuConta. Se você tem uma conta-salário em um banco tradicional, aonde sua empresa deposita todo mês seus ganhos, você pode pedir a portabilidade do seu salário pelo próprio aplicativo, e em até 5 dias úteis, sua grana já estará apta para cair na NuConta. Além disso, você não pagará nenhuma taxa para isso, pois é seu direito.

A dica para que você não passe pela reprovação no Nubank é que se você tem uma NuConta, movimente ela. Assim você irá aumentar o seu score interno com o Nubank.

Enfim, gostou da matéria?

Então, nos siga no canal do YouTube, em nossas redes sociais como o FacebookTwitter Instagram. Assim acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais,  empréstimos e matérias relacionadas ao mundo de fintechs.

Imagem: lidiasilva / shutterstock