Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Novo golpe de ‘prova de vida’ do INSS via WhatsApp

De acordo com o INSS, já existem várias denúncias sobre os criminosos.

0

Surgiu um novo golpe usando o nome do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Agora, os golpistas estão solicitando que os aposentados e pensionistas façam a prova de vida pelo aplicativo de mensagens Whatsapp.

Você pode gostar também:

Receita Federal abre consulta ao lote residual do Imposto de Renda

Quem pode ser dependente da pensão por morte do INSS?

Cuidado: golpe do 30º aniversário da Amazon no WhatsApp promete presentes grátis

Sobre o novo golpe de ‘prova de vida’

De acordo com o alerta do INSS, existem denúncias de que criminosos estão ligando ou enviando mensagem por meio do Whatsapp. Eles solicitam que a vítima envie foto de um documento com foto, para assim, finalizar o processo. 

O INSS informa que jamais entra em contato por telefone, SMS, muito menos aplicativo de mensagem. Nos casos em que isso ocorra, a pessoa nunca deve passar nenhum tipo de informação, pois se trata de um golpe. A recomendação nesses casos é que desligue seu celular e/ou pare de responder o contato por meio das mensagem. E, se possível, bloquear o número.

Até o dia 31 de maio de 2021, está suspensa a necessidade de realizar a prova de vida. Por causa da pandemia de covid-19, desde março de 2020 5,3 milhões de beneficiários do INSS não precisaram comprovar que estão vivos.

Comprovação por biometria facial

Anunciou-se pelo INSS, em fevereiro, em uma parceria com o Ministério da Economia, a prova de vida por meio da biometria facial. Esta medida visa evitar que o beneficiário tenha que ir presencialmente até uma das agências.

Para fazer uso dessa tecnologia, faz-se necessário que o beneficiário baixe o aplicativo “Meu gov.br” (para Android ou iOS). Em seguida, é necessário dentro da plataforma, tirar uma selfie, no local específico. Logo em seguida, deve-se acompanhar o resultado através do aplicativo “Meu INSS” (para Android ou iOS). 

Ou seja, o reconhecimento facial, que “equivale” à prova de vida, deve ser feito através do aplicativo Meu gov.br, não através de Whatsapp, SMS ou ligação. 

Enfim, o que achou da matéria?

Gostou? Então é só seguir o Seu Crédito Digital no YouTube, Facebook, Twitter, Instagram e Twitch. Assim você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos etc. Siga a gente para saber mais!

Imagem: fizkes / Shutterstock.com

Comentários
Carregando...