Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Receita Federal abre consulta ao lote residual do Imposto de Renda

Receita disponibiliza app para tablets e smartphones para facilitar consulta.

0

A Receita Federal liberou para consulta, nesta quarta-feira (24/03), o lote residual do Imposto de Renda em março de 2021. O crédito bancário, que será liberado para 136.250 contribuintes, será realizado no último dia do mês de março e vai totalizar mais de R$ 225 milhões.

Dessa soma total, cerca de R$ 107.012.106,51 se refere à quantidade dos contribuintes que possuem prioridade legal, sendo 3.199 deles idosos com mais de 80 anos. Outros 23.097 têm idade entre 60 e 79 anos e 2411 possuem algum tipo de deficiência, como deficiência intelectual, física ou moléstia grave. Por fim, 7.894 possuem o magistério como sua fonte de renda maior.

É provável que você também goste:

Santander amplia prazo de pagamento de empréstimos para 6 anos

Governo não vai usar mais o seguro-desemprego para pagar redução de salário e jornada

Aumento da Selic pode turbinar a sua restituição do Imposto de Renda

Como saber se a declaração já foi liberada pela Receita?

Cerca de 99.659 contribuintes não prioritários foram contemplados ao fazerem a entrega da declaração por volta do dia 16 de março de 2021. Para saber se a declaração foi liberada, é necessário acessar a página da Receita Federal pela internet.

Ao concluir a consulta, o contribuinte pode acessar a opção “Meu Imposto de Renda” e verificar se há alguma inconsistência dos dados, que pode ser identificada no processamento. Assim, o contribuinte pode fazer a avaliação das inconsistências e realizar a autorregularização por meio da entrega da declaração retificadora.

Contudo, a Receita Federal também disponibiliza o aplicativo para smartphones e tablets (iOS | Android), no intuito de facilitar as consultas de declarações do IRPF e cada situação cadastral do CPF.

Essa restituição é disponibilizada no banco durante um ano e, caso o contribuinte não faça seu resgate dentro do prazo, então é preciso fazer o requerimento pela internet. Ele pode ser realizado por meio do Formulário Eletrônico, na opção “Meu Imposto de Renda”.

Caso o valor não seja creditado, o que se deve fazer?

Caso o valor não seja creditado, o contribuinte pode ir até alguma agência do BB ou pode entrar em contato pela central de atendimento, em um dos números de telefone para que seja realizado o agendamento do crédito em conta poupança ou corrente em seu nome, em qualquer banco. Os telefones para contato são: 4004-0001 (para capitais), 0800-729-0001 (para demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial para deficientes auditivos).

O agendamento também pode ser feito por meio do Portal BB.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então é só seguir o Seu Crédito Digital no YouTubeFacebookTwitterInstagram e Twitch. Assim você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos etc. Siga a gente para saber mais!

Imagem: Leonidas Santana/shutterstock.com

Comentários
Carregando...