Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Novo lote residual da restituição do Imposto de Renda será pago dia 31; veja se vai receber

Saiba mais sobre o novo lote de restituição do Imposto de Renda, liberado pela Receita Federal. Descubra como verificar sua situação!

A Receita Federal anunciou a abertura de consulta ao novo lote residual de restituição do Imposto de Renda. Sendo assim, previsto para ter depósitos no próximo dia 31 de janeiro de 2024, o crédito bancário tem o valor total de R$ 800 milhões e deverá beneficiar 306.224 contribuintes.

Deste montante, cerca de R$ 626 milhões se destinam a contribuintes prioritários como idosos, deficientes físicos ou mentais ou portadores de moléstias graves e professores. Dentre os contribuintes com prioridade, 8.613 são idosos acima de 80 anos e 67.695 estão entre 60 e 79 anos.

Ademais, 6.403 são contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave e 20.258 são profissionais do magistério com maior fonte de renda advinda desta atividade. Portanto, siga a leitura para obter mais informações acerca da restituição do Imposto de Renda neste mês.

Restituição do Imposto de Renda em janeiro

Em cima de uma calculadora, papel escrito "restituição" em caixa alta. Ao redor, uma caneta e notas de dinheiro.
Imagem: rafastockbr / shutterstock.com

A consulta à restituição do Imposto de Renda pode ocorrer através do site da Receita Federal. Após o acesso à plataforma, o contribuinte deve selecionar a opção “Meu Imposto de Renda” e em seguida “Consultar a Restituição”.

Há ainda a possibilidade de realizar a consulta através do aplicativo da Receita disponível para tablets e smartphones. Caso o contribuinte identifique alguma pendência em sua declaração, é possível retificar as informações incorretas através da própria plataforma da Receita Federal. Essa ação evita possíveis transtornos futuros relacionados à restituição do imposto.

Pagamento da restituição

O pagamento da restituição do Imposto de Renda é realizado diretamente na conta bancária informada na Declaração de Imposto de Renda. Caso o contribuinte não possua mais a conta indicada, será necessário o reagendamento do crédito dos valores através do Portal BB ou através de contato com a Central de Relacionamento BB.

Veja também:

C6 Bank lança promoção ‘indique e ganhe’ e clientes podem receber 3 mil pontos Átomos

Para os contribuintes que porventura não resgatarem a restituição no prazo de um ano, a Receita Federal disponibiliza a opção de requerimento do valor através do Portal e-CAC, acessando o menu “Declarações e Demonstrativos”. Posteriormente, “Meu Imposto de Renda” e, por fim, “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.

Imagem: Alison Nunes Calazans / shutterstock.com