Nas últimas semanas, vários leitores do site Seu Crédito Digital entraram em contato conosco denunciando os mais diferentes golpes usando a marca do Nubank. Anúncios falsos se espalharam, solicitando dados do cartão de crédito e demais informações pessoais, como o endereço de e-mail e a senha do usuários, deixando a NuConta e cartão de crédito vulneráveis a golpes. O Nubank se manifestou a respeito, alertando os seus usuários nas redes sociais.

É provável que você também goste:

Dieese: salário mínimo ideal em janeiro deveria ser de R$ 4.347,61

C6 Bank lança cartão virtual para compras digitais com mais segurança

Inadimplência do consumidor sobe 1,2% em janeiro, constata Boa Vista

Nubank alerta sobre golpes com uso indevido da marca nas redes sociais

Confira um dos tweets enviados pelo Nubank:

Primeiramente, um dos golpes oferecia desconto na fatura do Nubank (confira aqui), para clientes com limite de crédito acima de R$ 2.000. Posteriormente, vários golpes começaram a viralizar em outras redes sociais, normalmente impulsionados para que obtivessem um maior número de visualizações. O Instagram também foi utilizado pelos criminosos. Este último caso foi reportado pelo Canaltech.

Posicionamento do Nubank

A assessoria de imprensa do Nubank se posicionou a respeito deste último golpe, e enviou algumas recomendações que devem ser seguidas pelos usuários do Nubank. Confira logo a seguir.

Este é mais um caso de phishing, uma técnica de engenharia social com o objetivo de aplicar golpes a partir da obtenção de dados de clientes e internautas. Esse tipo de atividade é crime e o Nubank sempre irá colaborar com as autoridades competentes para investigar e coibir golpes como esse. Além disso, deixamos claro que nunca pedimos para que os clientes nos mandem seus documentos ou outras informações sensíveis por e-mail ou qualquer outro site que não seja o do Nubank ou nosso aplicativo. Em casos de conteúdo suspeito, pedimos sempre que reportem por meio dos nossos canais de atendimento (chat, e-mail ou telefone), para que o conteúdo seja direcionado para o nosso time de especialistas. No caso de e-mails maliciosos, é importante também reportar a ação fraudulenta como phishing ao seu respectivo provedor de acesso.

Seguem alguns links com o passo a passo deste processo (que pode variar de acordo com o provedor):

Considerações finais

Por fim, cabe ressaltar que “não existe almoço grátis”, e sempre que a oferta for boa demais para ser verdade, desconfie. Tome muito cuidado para não sair preenchendo os seus dados em páginas falsas, pois os seus dados poderão ser usados para clonar a sua conta ou até mesmo para uso em prática de engenharia social.

Enfim, gostou da matéria?

Então, nos siga no canal do YouTube, em nossas redes sociais como o FacebookTwitter Instagram. Assim acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais,  empréstimos e matérias relacionadas ao mundo de fintechs.

Imagem: rafapress via shutterstock.com