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Nubank alerta sobre golpes com uso indevido da marca nas redes sociais

Nas últimas semanas, vários leitores do site Seu Crédito Digital entraram em contato conosco denunciando os mais diferentes golpes usando a marca do Nubank. Anúncios falsos se espalharam, solicitando dados do cartão de crédito e demais informações pessoais, como o endereço de e-mail e a senha do usuários, deixando a NuConta e cartão de crédito vulneráveis a golpes. O Nubank se manifestou a respeito, alertando os seus usuários nas redes sociais.

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Confira um dos tweets enviados pelo Nubank:

Primeiramente, um dos golpes oferecia desconto na fatura do Nubank (confira aqui), para clientes com limite de crédito acima de R$ 2.000. Posteriormente, vários golpes começaram a viralizar em outras redes sociais, normalmente impulsionados para que obtivessem um maior número de visualizações. O Instagram também foi utilizado pelos criminosos. Este último caso foi reportado pelo Canaltech.

Posicionamento do Nubank

A assessoria de imprensa do Nubank se posicionou a respeito deste último golpe, e enviou algumas recomendações que devem ser seguidas pelos usuários do Nubank. Confira logo a seguir.

Este é mais um caso de phishing, uma técnica de engenharia social com o objetivo de aplicar golpes a partir da obtenção de dados de clientes e internautas. Esse tipo de atividade é crime e o Nubank sempre irá colaborar com as autoridades competentes para investigar e coibir golpes como esse. Além disso, deixamos claro que nunca pedimos para que os clientes nos mandem seus documentos ou outras informações sensíveis por e-mail ou qualquer outro site que não seja o do Nubank ou nosso aplicativo. Em casos de conteúdo suspeito, pedimos sempre que reportem por meio dos nossos canais de atendimento (chat, e-mail ou telefone), para que o conteúdo seja direcionado para o nosso time de especialistas. No caso de e-mails maliciosos, é importante também reportar a ação fraudulenta como phishing ao seu respectivo provedor de acesso.

Seguem alguns links com o passo a passo deste processo (que pode variar de acordo com o provedor):

Considerações finais

Por fim, cabe ressaltar que “não existe almoço grátis”, e sempre que a oferta for boa demais para ser verdade, desconfie. Tome muito cuidado para não sair preenchendo os seus dados em páginas falsas, pois os seus dados poderão ser usados para clonar a sua conta ou até mesmo para uso em prática de engenharia social.

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Imagem: rafapress via shutterstock.com