Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Nubank lança pedido para que open banking não fique centrado em grandes bancos

O open banking deverá ser lançado até o segundo semestre de 2021. Contudo, algumas fintechs temem que o novo sistema atenda prioritariamente aos interesses dos grandes bancos. Levando isso em consideração, o Nubank apresentou, ontem (6), uma proposta de autorregulação para o open banking.

É provável que você também goste:

FIES: estudantes já podem suspender parcelas no app do Banco do Brasil. Saiba como solicitar

Salário mínimo em junho de 2020 deveria ter sido de R$ 4.595,60, segundo o Dieese

Dados de correntistas do Nubank estavam disponíveis no Google.

Nubank lança pedido para que open banking não fique centrado em grandes bancos

Lembrando que o open banking é um sistema em que descentraliza as informações financeiras detidas poe grandes operadores, como os bancos tradicionais. Isso, portanto, vai permitir que os clientes escolham qual a solução usar e consigam ter mais controle sobre seus próprios dados bancários. O sistema tornará possível integrar uma conta corrente a serviços de fintechs, por exemplo.

Entretanto, caso o open banking tenha um excesso de controle no Brasil, os serviços financeiros que podem ser disponibilizados pelo sistema sofrerão uma grande redução. Ou seja, isso faria ser contrário a uma das principais bandeiras do open banking, que é o aumento da competitividade.

O Nubank, por isso, lançou um documento em que propõe um modelo de autorregulação que se baseia em cinco princípios básicos:

  • Segurança das comunicações;
  • Maior controle do usuário sobre seus dados financeiros;
  • APIs eficientes para garantir a comunicação entre serviços;
  • Integração facilitada entre diferentes serviços;
  • Flexibilidade para que os participantes do sistema possam criar produtos depois que o sistema entrar em operação.

O que a fintech está propondo, portanto, é que esses fatores sejam levados em conta desde o início da implementação. Para que isso possa permitir que, no Brasil, o open banking seja seguro, tenha baixo custo operacional e ofereça condições para que o ambiente seja competitivo.

Enfim, gostou da matéria o pedido do Nubank em que o open banking não fique centrado em grandes bancos?

Então, nos siga no canal do YouTube, em nossas redes sociais como o FacebookTwitter e Instagram. Assim acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais,  empréstimos e matérias relacionadas ao mundo de fintechs.