Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Número de desalentados no Brasil chega a mais de 3 milhões; entenda o que isso significa

A quantidade de brasileiros desalentados continua alta, sendo mais de 3 milhões no segundo semestre de 2023. Confira mais detalhes!

De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no segundo trimestre deste ano, o número de desempregados fechou em 8,6 milhões, o que corresponde a 8,0% da população.

Assim, embora o número de desempregados tenha caído em relação ao 2º trimestre de 2022, quando a porcentagem de desempregados era de 9,3%, a quantidade de brasileiros desalentados continua alta, sendo 3,47 milhões no período. Veja mais detalhes sobre essas situações!

O que é um trabalhador desalentado?

Em síntese, o trabalhador desalentado é aquele que desistiu de procurar ou nem chegou a ir atrás de uma vaga de emprego, pois achou que não conseguiria. Assim, estão incluídos neste grupo de desalentados aqueles que se acham muito jovens ou muito idosos. Além de pouca experiência ou que acredita que não há oportunidades onde vive.

Veja também:

Carros que aplicam multa automática: saiba como funciona essa novidade

Os motivos para o desânimo em encontrar um emprego variam. No entanto, ainda que o número de desalentados continue alto, fechou em seu menor nível desde o terceiro trimestre de 2016. Sendo que, no terceiro trimestre de 2020, durante a pandemia da Covid-19, o número de pessoas sem esperança de encontrar um emprego atingiu 5,6 milhões, índice mais alto já registrado.

Homem com mão no rosto e segurando um café sentado em uma escada que fica de frente para um estabelecimento, ao seu lado está uma maleta, representando brasileiro sem trabalho.
Imagem: HNK / shutterstock.com

Taxa de desemprego nas diferentes regiões do Brasil

Em contrapartida, o desempregado é aquele que tem idade para trabalhar (a partir de 14 anos), mas não trabalha, porém, está tentando encontrar um emprego. Dessa forma, confira o ranking de desemprego no Brasil no 2º trimestre de 2023, de acordo com o levantamento do IBGE:

  • Norte: 8,1%;
  • Nordeste: 11,3%;
  • Sudeste: 7,9%;
  • Sul: 4,7%;
  • Centro-Oeste: 5,7%.

Por fim, caso tenha sido demitido, clique aqui e confira como dar entrada no seguro-desemprego e qual valor você poderá receber por meio da Caixa Econômica Federal.

Imagem: HNK / shutterstock.com