Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

O que a empresa pode fazer para evitar casos de depressão no trabalho?

A depressão é uma das doenças mais comuns deste século, por isso é preciso que toda empresa tenha conhecimento do que fazer para evitá-la!

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Cada vez mais pessoas têm sofrido com doenças mentais ou emocionais, tais como a depressão, que afeta diretamente o psicológico. Por este motivos, muitos indivíduos não conseguem encontrar forças para exercer suas atividades rotineiras, sejam elas profissionais ou pessoais. 

Em razão disto, os chefes acabam percebendo o menor desempenho de seus funcionários e decidem demiti-los. Mas esta não é a solução adequada, existem atitudes que uma empresa pode tomar para evitar a depressão no ambiente de trabalho. Entenda!

Quais são as atitudes que uma empresa pode tomar para evitar a depressão no ambiente de trabalho?

Problemas de saúde mental são um dos principais causadores da queda de produtividade no trabalho. Mas para ajudar a diminuir o índice de depressão entre funcionários, separamos 4 atitudes que uma empresa pode tomar para evitá-la. Confira!

Menos crítica, mais incentivo

Um dos principais causadores da depressão são as críticas, já que pessoas com esta doença normalmente estão em estado de constante autocrítica. Assim, ao receber recorrentes cobranças ou ter suas falhas salientadas, seu estado emocional tende a piorar.

Ao invés de constantemente criticar, procure elogiar, demonstrar apoio e principalmente mostrar que o funcionário não está sozinho. 

Promover mais conversas 

Conversar costuma ser algo mais difícil para uma pessoa com depressão, por isso é fundamental que o trabalho promova espaço para conversa. Desta forma, deixando claro que o funcionário possui liberdade e apoio para falar sobre sua saúde física e mental, seu financeiro, família ou qualquer outra coisa que esteja lhe deixando mal. 

É importante que o espaço para conversa não pareça algo forçado, a pessoa precisa se sentir confortável e acolhida, para que assim possa desenvolver suas relações de intimidade e confiança dentro da empresa.

Entenda a depressão

Entender que a depressão é sim uma doença e que merece a atenção de todos é fundamental, pois quem está sofrendo com este mal precisa sentir que as pessoas ao redor entendem pelo o que está passando. 

É de extrema relevância que a pessoa se sinta acolhida no ambiente de trabalho, por isso se livre dos preconceitos e ideias pré-estabelecidas, e passe a entender a depressão como um todo.

Informe os direitos do funcionário

Em razão da depressão, muitos trabalhadores decidem pedir demissão por acharem que esta é única forma de melhorarem. Mas uma coisa que muitos não sabem é que os funcionários que sofrem com a depressão possuem direito ao afastamento remunerado, ou seja, podem solicitar o auxílio-doença ou a aposentadoria por invalidez. 

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do Youtube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: @wavebreakmedia_micro / Freepik