Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

O que é open finance? Qual a diferença para o open banking?

Em maio de 2021, o Banco Central (BC), anunciou que o Open Finance deve substituir o atual sistema de Open Banking. Assim, um maior número de instituições devem compor o sistema, e não apenas os bancos e as fintechs. Abaixo, confira tudo sobre esse novo sistema.

É provável que você goste também:

Afinal, o CPF na nota aumenta score?

Quanto rende R$ 5 mil no CDB 120% do CDI do PagBank?

Magazine Luiza oferece liquidação de até 80% em produtos

O que é open finance?

Em suma, através do Open Finance, um maior número de instituições farão parte desse sistema, e não apenas os bancos e as fintechs. A meta é poder adicionar outras empresas, tais como as corretoras, as companhias de câmbio, os fundos de previdência, entre outros.

O Open Banking é um sistema que permite ao cliente, pegar as suas informações registradas em uma organização, e as levar para onde desejar. Assim, não há a necessidade de começar do zero ao entrar em uma nova instituição. Em suma, o Open Finance é esse mesmo sistema. Porém, ele abrange os bancos, as fintechs e várias outras empresas financeiras.

Sendo assim, se você permitir, essas empresas podem acessar os seus dados no mesmo ambiente dos bancos. Por exemplos, se você permitir, uma companhia de seguros pode acessar o seu histórico financeiro, e encontrar as condições melhores.

Por que mudar de Open Banking para Open Finance?

Em suma, a meta do Open Finance é a mesma que do Open Banking. Ou seja, é permitir um sistema bancário mais aberto. Nele, o cliente pegará todas as suas informações, e levar para onde desejar, sem ter que iniciar do zero.

O que diferencia ambos, é que anteriormente, o Open Banking estava disponível somente aos bancos e instituições financeiras. Dessa forma, a pessoa só podia levar o seu histórico construído ao longo do tempo – contas em dia, salários, prestações, empréstimos, perfil de gastos – de um banco para outro.

Por meio do Open Finance, é possível o mesmo histórico a uma corretora de seguros, a um fundo de previdência, e a outras instituições. Assim, o Open Finance é uma evolução do Open Banking. Por fim, o Open Finance promoverá maior diversidade, e abrangerá todos os setores financeiros do país.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Gsign76 / shutterstock.com