Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

O que um MEI pode fazer para comprovar renda?

O MEI (Microempreendedor Individual) é um profissional autônomo. Ao se cadastrar como um, você terá direito a algumas vantagens, como empréstimos, conta bancária e emissão de notas fiscais. O microempreendedor também possui direitos e obrigações de uma pessoa jurídica. 

O comprovante de renda servirá para demonstrar os rendimentos mensais para garantir que o usuário cumpra com o acordo feito com a instituição financeira. As financeiras utilizam deste comprovante porque geralmente não aprovam crédito cujas parcelas a serem pagas ultrapassem 30% do orçamento mensal do cliente.

É provável que você também goste:

Proposta quer aumentar limite de faturamento de MEIs

MEI sem renda pode ganhar salário-família?

Como o MEI comprova renda?

O microempreendedor poderá comprovar renda de diversas formas. Veja a seguir quais são os documentos e onde encontrá-los.

Extrato Bancário

  • O que é: O extrato é o modo mais simples de comprovar renda. Ele poderá ser consultado mensalmente e anualmente. Nele, você poderá conferir todas as suas movimentações financeiras. 
  • MEI: Caso o serviço seja para a sua empresa, é necessário que o comprovante seja da sua conta jurídica. 
  • Como consultar: Na internet, no caixa eletrônico do seu banco e por telefone.

DECORE 

  • O que é: Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos (DECORE). Este documento é utilizado oficialmente pelos autônomos e empresas para comprovação de renda.
  • MEI: O DECORE tem o objetivo de declarar no sistema pró-labore todos os ganhos; 
  • Como consultar: Este documento só pode ser emitido por um contador, que irá declarar especificamente seus ganhos.

Imposto de renda

  • O que é: Umas das formas de comprovar é por meio de declaração do Imposto de Renda. A declaração é um documento oficial e que possui validade que ajudará a comprovar seus ganhos anuais.
  • MEI: A declaração será apresentada como comprovante que demonstre o período mais recente de remuneração. A empresa poderá exigir outros documentos para incrementar a declaração. 
  • Como consultar: Você poderá solicitar pelo site do Governo Federal.

Contratos

  • O que é: Contratos poderão funcionar como comprovante, porém terão que seguir alguns critérios, como ter firma reconhecida e documento comprovando o poder de quem o assinou;
  • MEI: Serão solicitados alguns documentos adicionais ao contrato para comprovar sua renda atual.

Recibo de Pagamento Autônomo (RPA)

  • O que é: Você poderá comprovar sua renda por meio de recibos de pagamento autônomos. Este documento é utilizado para formalizar os serviços prestados de pessoas físicas para jurídicas. 
  • MEI: Com o RPA, você comprará o serviço prestado, o valor recebido e os impostos. Será solicitado também documentos adicionais para comprovar sua renda atual junto ao recibo de pagamento autônomo. 

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterTwitchInstagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimosfintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: fizkes / Shutterstock.com