Open Banking: nova etapa começa nesta quarta-feira (30)
O Open Banking, ou o sistema financeiro aberto, é a possibilidade dos clientes de produtos e serviços financeiros possibilitarem o compartilhamento de informações entre as mais diferentes instituições autorizadas pelo Banco Central. Além disso, é possível compartilhar a movimentação das suas contas bancárias por meio de diferentes plataformas, e não apenas o app ou site do banco.
Nesta quarta-feira (30), uma segunda etapa da 3ª fase do Open Banking iniciou. Sendo assim, confira abaixo todos os detalhes.
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Open Banking: nova etapa começa hoje (30)
O Open Banking começou em fevereiro de 2021, com a etapa 1, na qual ocorreu o início do compartilhamento de dados das instituições participantes entre si.
Enquanto isso, a etapa 2 iniciou em 13 de agosto e começou a mudar o cotidiano do consumidor ao permitir o compartilhamento de dados cadastrais, tais como o nome, CPF/CNPJ, endereço, informações de crédito, cartões, entre outros.
Já na fase 3, que teve a primeira etapa iniciada em 29 de outubro, começou a ocorrer a integração com o Pix. Ela organizou a parte transacional da evolução do Open Banking. OU seja, trouxe ao ecossistema a alternativa de fazer transações e não somente compartilhar dados.
Assim, nesta quarta-feira (30), a segunda etapa da Fase 3 do Open Banking, entrou em operação. A mesma deve dar início ao funcionamento do Encaminhamento de Proposta de Crédito (EPOC).
O que é o EPOC e como vai funcionar?
Em suma, o processo de Encaminhamento de Proposta de Crédito é uma modalidade do Open Banking, na qual o consumidor terá acesso a várias ofertas de crédito. Tudo isso estará em uma única plataforma, chamada de correspondente digital.
De acordo com os especialistas consultados, o correspondente digital deve fechar contratos com diferentes instituições financeiras., tais como os bancos, que oferecem crédito aos consumidores.
Sendo assim, nesta etapa do Open Banking, o correspondente deve coletar dados do cliente, que passarão por análises na instituição financeira. Os dados passam por uma padronização e regulamentação por contratos e pelo Banco Central. E assim, cabe ao banco fazer uma proposta ao cliente via plataforma do correspondente.
A meta desta etapa do Open Banking é estimular a competição entre os correspondentes digitais. E ao consumidor, deve oferecer facilidade e opções para comparar os serviços de crédito.
Ademais, o processo de EPOC pode acontecer através de marketplaces, quando o consumidor entra em um site e procura cotações do tipo de crédito que precisa. Ou, ainda, no checkout de uma varejista. Por exemplo: o cliente compra uma geladeira online, e quando vai pagar, aparecerá três opções, como cartão de crédito, Pix e parcelamento EPOC.
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Imagem: atk work / Shutterstock.com