Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Open Banking: nova etapa começa nesta quarta-feira (30)

O Open Banking, ou o sistema financeiro aberto, é a possibilidade dos clientes de produtos e serviços financeiros possibilitarem o compartilhamento de informações entre as mais diferentes instituições autorizadas pelo Banco Central. Além disso, é possível compartilhar a movimentação das suas contas bancárias por meio de diferentes plataformas, e não apenas o app ou site do banco.

Nesta quarta-feira (30), uma segunda etapa da 3ª fase do Open Banking iniciou. Sendo assim, confira abaixo todos os detalhes.

É provável que você também goste:

Open Banking: entenda os próximos passos

Open Banking: nova etapa começa hoje (30)

O Open Banking começou em fevereiro de 2021, com a etapa 1, na qual ocorreu o início do compartilhamento de dados das instituições participantes entre si.

Enquanto isso, a etapa 2 iniciou em 13 de agosto e começou a mudar o cotidiano do consumidor ao permitir o compartilhamento de dados cadastrais, tais como o nome, CPF/CNPJ, endereço, informações de crédito, cartões, entre outros.

Já na fase 3, que teve a primeira etapa iniciada em 29 de outubro, começou a ocorrer a integração com o Pix. Ela organizou a parte transacional da evolução do Open Banking. OU seja, trouxe ao ecossistema a alternativa de fazer transações e não somente compartilhar dados.

Assim, nesta quarta-feira (30), a segunda etapa da Fase 3 do Open Banking, entrou em operação. A mesma deve dar início ao funcionamento do Encaminhamento de Proposta de Crédito (EPOC).

O que é o EPOC e como vai funcionar?

Em suma, o processo de Encaminhamento de Proposta de Crédito é uma modalidade do Open Banking, na qual o consumidor terá acesso a várias ofertas de crédito. Tudo isso estará em uma única plataforma, chamada de correspondente digital.

De acordo com os especialistas consultados, o correspondente digital deve fechar contratos com diferentes instituições financeiras., tais como os bancos, que oferecem crédito aos consumidores.

Sendo assim, nesta etapa do Open Banking, o correspondente deve coletar dados do cliente, que passarão por análises na instituição financeira. Os dados passam por uma padronização e regulamentação por contratos e pelo Banco Central. E assim, cabe ao banco fazer uma proposta ao cliente via plataforma do correspondente.

A meta desta etapa do Open Banking é estimular a competição entre os correspondentes digitais. E ao consumidor, deve oferecer facilidade e opções para comparar os serviços de crédito.

Ademais, o processo de EPOC pode acontecer através de marketplaces, quando o consumidor entra em um site e procura cotações do tipo de crédito que precisa. Ou, ainda, no checkout de uma varejista. Por exemplo: o cliente compra uma geladeira online, e quando vai pagar, aparecerá três opções, como cartão de crédito, Pix e parcelamento EPOC.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então, nos siga no canal no YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, InstagramTwitch. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: atk work / Shutterstock.com