Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Pagar contas de água e luz com o cartão de crédito vale a pena?

0

Há alguma vantagem em pagar a conta de luz e água com o cartão de crédito? Usar a modalidade para pagar os serviços essenciais pode auxiliar a postergar a data de pagamento, mas a prática também pode levar ao endividamento.

A Enel Distribuição São Paulo passou a aceitar o cartão de crédito para o pagamento das contas de energia. Em suma, a modalidade já é usada por consumidores para quitar débitos de água e de telefone. Diante disso, vale a pena usar o cartão de crédito para pagar essas contas básicas? Descubra a seguir.

É provável que você também goste:

Transações com cartão de crédito saltam 42,2% em um ano e setor cresce

Auxílio Emergencial: será que a Caixa vai pagar a 8ª parcela?

Pagar contas de água e luz com o cartão de crédito vale a pena?

Usar o cartão de crédito é uma boa opção para ajudar o consumidor que precisa ganhar um tempo para pagar as contas importantes e evitar cortes das concessionárias. No entanto, se o consumidor notar que não conseguirá pagar a fatura, ele precisa buscar alternativas mais em conta, como o empréstimo pessoal, para não entrar no rotativo.

De acordo com Miguel José de Oliveira, diretor-executivo da Anefac (Associação Nacional dos Executivos de Finanças), usar o cartão de crédito para pagar essas contas não é um problema. Segundo ele, a modalidade é usada no mundo inteiro também para essa finalidade.

No entanto, Oliveira afirma que “o grande problema é não pagar a fatura na data de vencimento e entrar no crédito rotativo, que opera com juros elevados, 13% ao mês”. Sendo assim, a recomendação é: “use o cartão de crédito para pagar contas de água, luz e telefone, mas se você tem a garantia de que vai pagar a fatura em dia”.

Por fim, a professora de economia do Insper, Juliana Inhasz, diz que a alternativa é muito interessante para quem gosta de se programar. Contudo, é importante ter cautela ao usar o cartão de crédito. É dito isso, pois há o risco de se ficar postergando os pagamentos e acabar em uma bola de neve.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: shisu_ka / Shutterstock.com

Comentários do Facebook

- Publicidade -