Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Pagar IPTU com Bitcoin: prefeitura do Rio quer aceitar e investir em criptomoedas

O atual prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, informou na última quinta-feira(13) na Rio Innovation Week que visa aplicar uma certa quantia do Tesouro da Prefeitura do Rio em criptomoedas. Com isso, os cariocas teriam a possibilidade de não só pagar o IPTU como também teriam desconto ao utilizar a moeda virtual.

É provável que você também goste:

Baby doge: conheça a nova criptomoeda que subiu 200%

Brasileiro perde R$ 4,4 milhões em bitcoin e processa Binance e Huobi

Bancos são obrigados a pagar IPTU atrasado de imóvel financiado

Em palestra com o prefeito de Miami, Francis Suarez, Paes também conversou sobre as dificuldades de mudar as estruturas urbanas atuais em polos de tecnologia. Além disso, Paes afirmou que a cidade visa disponibilizar em breve o “Cripto Rio” e investir 1% do Tesouro em criptomoedas.

A prefeitura publicou um decreto no Diário Oficial determinando um grupo de pessoas para avaliar os impactos do mercado bitcoin na metrópole.

Inovações tecnológicas no Rio 

Eduardo Paes também mencionou que busca promover mais investimentos fiscais para instituições do setor tech para o Porto Maravalley, do Porto Maravilha, servindo como exemplo para ilustrar o empenho da atual gestão em inovações tecnológicas. 

Para quem não conhece, o Porto Maravalley será um  local de dez mil metros quadrados que irá funcionar como um Vale do Silício, da Califórnia (EUA), onde será possível encontrar diversas empresas de tecnologias e startups, sendo um grande polo tecnológico.

Após a entrevista, Chicão Bulhões, secretário do Desenvolvimento Econômico e Inovação e Pedro Paulo, secretária da Fazenda, falaram ao jornal O Globo o plano para transformar o Rio de Janeiro em uma metrópole que utiliza ativamente a moeda virtual. Os secretários afirmaram que estão avaliando a possibilidade de pagar os impostos com um desconto caso o carioca pague o IPTU utilizando o bitcoin.

Para exemplificar, Pedro Paulo disse que é só calcular o desconto da cota integral de 7% do IPTU, que vai se tornar 10% no total caso o pagamento for feito em bitcoin

Já o secretário da Fazenda ressaltou que o Rio tem potencial para ser pioneiro nesse setor tecnológico, ainda mais com a aplicação do capital do Tesouro em criptomoedas. O objetivo também é incentivar as empresas de tecnologias a expandirem-se para além da Zona Sul. De acordo com Bulhões, a Prefeitura quer “descentralizar o máximo possível” de locais como Leblon e Ipanema para alcançar outros lugares do Rio. 

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimosfintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Mc_Cloud / Shutterstock.com