Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Passo a passo para renegociar o seu IPTU atrasado

Todo início de ano, o Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) é uma dor de cabeça para muitos brasileiros, ainda mais quando não é pago dentro do prazo. Além de receber multas e juros de mora, a pessoa pode ter o seu nome incluso na Dívida Ativa da União e ficar inadimplente.

Diante disso, confira abaixo, como renegociar o seu IPTU atrasado no caso de inadimplência.

É provável que você também goste:

Rio aceitará criptomoedas no pagamento do IPTU em 2023

INSS libera desconto no IPTU para beneficiários; saiba como conseguir

O que acontece se eu não pagar o IPTU?

Quem não paga uma parcela ou o valor total do IPTU dentro da prazo, pode sofrer algumas consequências. Ou seja, pode ganhar uma multa e juros de mora, que vão equivaler ao tempo devido de atraso.

Uma multa de 0,33% sobre a quantia original do imposto é cobrada a cada dia de atraso. O máximo que esse percentual pode atingir é 20%. Após um mês de atraso, há também a cobrança monetária e juros de mora de 1%.

E, se o atraso permanecer por muito tempo, como 1 ano, a pessoa tem o seu nome incluso na Dívida Ativa da União. Dessa forma, o cidadão fica oficialmente inadimplente. Além disso, os atrasos maiores podem levar à perda do imóvel, ou seja, ele pode ir a leilão.

Como pagar o imposto atrasado?

No caso de um pequeno atraso, o processo é muito simples. Em geral, você pode pagar o IPTU atrasado em uma casa lotérica ou caixa eletrônico. Já em cidades menores, é necessário ir presencialmente na prefeitura.

Como renegociar o seu IPTU atrasado?

Se o contribuinte já está inadimplente, o processo é um pouco mais complexo. Em geral, é necessário ir até a Procuradoria Geral do Município para regularizar o débito. Em alguns casos, são ofertados descontos, como forma de fomentar que o contribuinte fique em dia com o município.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Tanoy1412 / Shutterstock.com