Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Confira o passo a passo para regularizar o CPF bloqueado

Com o CPF bloqueado, surgem diversas complicações para o cidadão. Felizmente, isso é reversível!

Ficar com o CPF irregular pode ser um grande problema no dia a dia, isso porque isso significa que o documento possui algum problema com a Receita Federal. Mas antes de buscar a regularização, é necessário saber qual foi o motivo.

Nos casos em que o CPF consta como bloqueado, muitas vezes, o motivo pode ser conta de dívidas com fisco ou algum outro débito que ainda esteja como protestado em cartório.

Caso conste que o documento está pendente de regularização, isso quer dizer que o contribuinte possui alguma declaração com atraso nos últimos anos.

É provável que você goste também:

Mercado Pago está liberando bons limites iniciais no cartão de crédito

Moedas digitais têm outras 5 finalidades além de servir como dinheiro

BC estuda impedir abertura de contas falsas para proteger transações Pix

Como regularizar o CPF?

Em primeiro lugar, é necessário que cada pessoa confira a situação atual do seu CPF. O motivo para isso é que, de acordo com o caso, o processo de regularização pode ter pequenas alterações.

  • Primeiramente, de acordo com a situação do documento, a irregularidade é resolvida no site da Receita Federal;
  • Em seguida, a pessoa deve seguir as orientações disponíveis na página;
  • Depois, o contribuinte realiza uma solicitação no próprio site;
  • Por fim, basta ir a uma unidade de atendimento do órgão e finalizar a regularização.

O que faz o CPF ser bloqueado?

Conforme dito antes, muitas vezes o CPF consta como bloqueado porque há dívidas com o titular. Pode ser em relação a algum fisco ou qualquer outro débito que permaneça protestado dentro do cartório. Em casos em que o CPF aparece como “pendente de regularização”, significa que, nos últimos cinco anos, o contribuinte possa ter deixado declarações atrasadas.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então, nos siga no canal do YouTube, em nossas redes sociais como o FacebookTwitterInstagram. Assim acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais,  empréstimos e matérias relacionadas ao mundo de fintechs.

Imagem: rafapress / Shutterstock.com