Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

BC estuda impedir abertura de contas falsas para proteger transações Pix

Banco Central quer impedir que contas falsas sejam criadas, evitando golpes.

0

O Banco Central (BC) está com um projeto de dar novas funcionalidades aos dispositivos que barram “contas-laranja” do Pix; ou seja, quer evitar que contas falsas sejam criadas. Assim, o sistema de transferências e pagamento instantâneos vai estar mais protegido de possíveis fraudes. Embora o presidente do BC afirme que o sistema Pix é seguro, ele ressalta que, mesmo assim, é importante ter certeza de que todas as contas são legítimas.

É provável que você goste também

Moedas digitais têm outras 5 finalidades além de servir como dinheiro

Confira o passo a passo para regularizar o CPF bloqueado

Banco Central vai autorizar estorno de dinheiro em fraudes com o Pix

BC estuda impedir abertura de contas falsas para proteger transações Pix

De acordo com o Roberto Campos Neto, presidente do BC, é necessário impedir a abertura de contas falsas. Dessa forma, o sistema vai ser ainda mais seguro aos brasileiros. Conforme Campos Neto, “o PIX é um sistema superseguro, mesmo quando se compara com TED e DOC. A gente está desenhando ele para ter mais segurança. Às vezes, se vê notícia de que está tendo sequestro relâmpago com PIX. Vamos lembrar que o PIX, para fazer transferência, precisa de conta cadastrada”.

Além disso, o Banco Central afirma que ao avaliar os dados de atendimento ao cliente, bem como ao monitorar o sistema financeiro, não existem evidências de aumento de fraudes. Dessa forma, considera que após o lançamento do Pix, não aumentou o número de crimes cibernéticos, financeiros ou contra pessoas. 

Também não houve aumento de abertura de contas falsas após o PIX. Pelo contrário, segue a tendência de redução percentual de contas abertas com documentação falsa observada nos últimos anos, graças à evolução na tecnologia utilizada na abertura de conta digitais para combater fraudes e do acompanhamento feito pela supervisão do BC junto às instituições reguladas”, explica o BC.

Apesar disso, a instituição afirma que para preservar a segurança do Pix, qualquer aperfeiçoamento é importante, e ajuda. 

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então, nos siga no canal do YouTube, em nossas redes sociais como o Facebook, Twitter e Instagram. Assim acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais,  empréstimos e matérias relacionadas ao mundo de fintechs.

Imagem: FGC / shutterstock.com.br

Comentários
Carregando...