Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Renda caiu para 34% dos brasileiros na pandemia, diz pesquisa da Serasa

Pesquisa, realizada em parceria com a Opinion Box, ouviu um total de 2.032 pessoas.

Não bastasse o aumento da inflação e dos juros, uma pesquisa inédita realizada pela Serasa mostrou que 34% da população brasileira teve perda de renda durante a pandemia. Assim, nos últimos dois anos em que a Covid-19 exigiu isolamento e causou impactos na economia muita gente ganhou menos do que costumava.

Além disso, no mesmo estudo, a Serasa mostrou que 63% dos entrevistados também passaram a gastar mais. Então, para saber mais, confira a seguir.

É provável que você também goste:

3 importantes dicas para aumentar score na Serasa

Open Banking pode injetar R$ 760 bilhões no mercado de crédito, segundo Serasa

Serasa e SPC ligam ou enviam e-mail para informar que seu nome está com restrição?

Renda caiu para 34% dos brasileiros na pandemia, diz Serasa

A pesquisa, realizada em parceria com a Opinion Box, ouviu um total de 2.032 pessoas. Além de identificar a perda de renda e o aumento dos gastos, muitas delas também afirmaram ter observado maiores altas de preços nos supermercados.

Para dar um exemplo recente, de acordo com o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) do IBGE, nesta Páscoa os preços do ovo de chocolate estavam aproximadamente 40% mais caros em relação ao ano passado.

Contudo, mesmo com este contexto de crise, a Serasa também mostrou no estudo que 51% dos brasileiros seguiram mantendo o pagamento em dia. Entre as medidas para segurar as pontas no orçamento doméstico, a principal foi o corte de despesas desnecessárias. A pesquisa também mostrou que moradores dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo perderam menos renda no período.

Por fim, segundo as consultas feitas pela Serasa e pela Opinion Box, 67% dos brasileiros afirmaram que dão mais importância à chamada reserva de emergência (apenas 48% possuíam dinheiro guardado para este fim), uma vez que isso teria sido bastante útil em um momento como este. 62% também admitiram ter aprendido a cuidar melhor do dinheiro, e 54% perceberam que gastavam muito com o que não precisava.

Em relação aos gastos, a pesquisa também constatou que, na hora de pagar as contas, brasileiros deram prioridade para planos de saúde (88%), seguros (87%), serviços de assinatura como plataformas de streamings (84%), escolas ou faculdades (82%) e aluguel (81%). A pesquisa da Serasa em parceria com Opinion Box foi a campo entre 20 de janeiro e 2 de fevereiro. A margem de erro é de 2,2 pontos porcentuais para cima e para baixo.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Prostock-studio / Shutterstock.com