Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Serasa e SPC ligam ou enviam e-mail para informar que seu nome está com restrição?

Diante da modernização da prestação de diversos serviços, as pessoas passaram a receber facilmente informações sobre sua vida financeira, status de trabalho, entre outros. Tudo isso por meios digitais, sem necessidade de deslocamento até uma instituição. 

No entanto, apesar de ser considerado um avanço, ainda nem todos os serviços são prestados de maneira tão prática, principalmente os que envolvem dados confidenciais, como o caso da Serasa e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC).

É provável que você também goste:

Dívidas prescritas podem ser cobradas? Saiba o que diz a Serasa

Score de crédito: qual a pontuação necessária para ter cartão de crédito?

Empréstimo para negativados da Caixa tem 1,5 milhões de propostas no 1º dia

Muitos brasileiros acabam tendo informações adicionadas nesses dois bancos de dados quando não pagam suas dívidas. A inclusão é feita pela empresa que não recebeu o valor devido, sendo ela também a responsável por retirar o nome do cliente da lista após o mesmo quitar o débito.

Essa inserção é bem temida pelo consumidor que não quer perder seu poder de compra. Ele também pode ficar interessado em saber se seu nome já tornou-se “sujo” e esperar que o SPC ou a Serasa comuniquem sobre a questão.

A Serasa ou o SPC informam por telefone ou e-mail que nome está restrição?

De acordo com o Serviço de Orientação ao Consumidor, a Serasa e o SPC não telefonam ou enviam e-mails para informar que o nome de alguém foi incluído nos bancos de dados.

O que o consumidor deve fazer ao receber e-mails ou telefonemas informando sobre a inclusão?

Em caso de recebimento de e-mails comunicando sobre a inclusão do nome no banco de dados do SPC ou da Serasa, o correto é que a pessoa exclua imediatamente a mensagem.

As mensagens enviadas por esse canal costumam conter programas que roubam dados bancários ou removem a memória do computador.

Já em caso de telefonemas, o usuário não deve responder nenhuma das perguntas feitas. Se der para identificar o número de origem do contato, é importante informar a situação o mais breve possível à autoridade policial.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Brenda Rocha – Blossom/ Shutterstock.com