Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

PicPay lança débito automático, mas clientes dizem que fatura não é paga

0

O débito automático tem como objetivo facilitar a vida do brasileiro e evitar que ele se esqueça de fazer o pagamento das faturas de suas contas. Diante disso, o PicPay lançou essa opção para a fatura do seu cartão de crédito.

Entretanto, nem tudo são flores: alguns clientes reclamaram no site Reclame Aqui, que as suas dívidas não foram pagas no vencimento. Inclusive, há casos em que o cliente foi negativado por isso. Abaixo, confira os detalhes.

É provável que você também goste:

PicPay oferece 40% de cashback para pagamento de conta de água

Quer ganhar um iPhone 13? PicPay sorteia um por mês; entenda

PicPay lança débito automático

Em suma, o PicPay é uma carteira digital na qual o cliente pode colocar o saldo nela ou disponibilizar seus cartões de crédito na plataforma. A conta também oferece um cartão chamado PicPay Card, que pode operar como débito ou crédito.

Não faz muito tempo que o PicPay começou a oferecer a opção de débito automático; a ferramenta funciona da seguinte forma: no dia de vencimento da fatura, o sistema faz o débito automático do valor na conta. Se o valor não for o suficiente para pagar o total, usa-se a quantia disponível para fazer um pagamento parcial, diz a empresa.

O débito automático está liberado para todos os clientes que possuem o PicPay Card na função crédito e estão com as faturas em dia. Para ativar o débito automático, é necessário ir até a carteira, entrar nos detalhes do cartão e ir até as configurações. Assim, a modalidade vai estar disponível para o usuário habilitar.

Clientes dizem que fatura não é paga

No site Reclame Aqui, diversos clientes afirmam que ao ativar o débito automático, os clientes afirmam que a fatura do cartão não é paga. Ao todo, o site possui 93 reclamações referentes a problemas diversos, que tem relação com o débito automático.

De acordo com um cliente do PicPay de São Paulo, “Tenho um PicPay Card em débito automático, porém na data da cobrança o débito não foi cobrado automaticamente. Entrei em contato com o PicPay e informei o erro. Recebi somente respostas automáticas e nada foi feito” (…). 

Além disso, um cliente de Pouso Alegre (MG) explica que “Meu Picpay card tem a função débito automático ativada desde fevereiro. Deixo mais que o suficiente de saldo na carteira, mas minha última fatura com vencimento 25 de março não foi paga automaticamente. Agora meu cartão consta como bloqueado, e já conferi que a opção de débito automático continua ativa” (…).

Já um cliente de Belo Horizonte (MG) também reclamou sobre o caso:

“Fatura do meu cartão de crédito picpay foi fechada e quanto fui pagar foi me notificado que eu não precisaria, pois, seria feito o pagamento automático por estar com o débito automático ligado, e como eu tinha saldo na conta fiquei despreocupado. Porém, após a data de vencimento o débito automático não foi processado e estão agora me cobrando uma multa” (…). 

Posicionamento do PicPay

Em resposta ao cliente citado acima, de Belo Horizonte, o PicPay deu o seguinte posicionamento:

Uma instabilidade pontual fez com que o débito automático não funcionasse adequadamente em seu cadastro, gerando esse atraso. Mas não se preocupe! Acertamos tudo por aqui e logo logo sua fatura será atualizada. Os juros e encargos cobrados em decorrência dessa instabilidade, serão estornados automaticamente.
Esses e outros detalhes foram enviados em nossos canais internos. Como a plataforma do Reclame Aqui é pública e prezamos pela segurança dos seus dados, concluímos a sua solicitação por lá.

Por fim, a assessoria de imprensa do PicPay entrou em contato com o Seu Crédito Digital para esclarecer a situação. Confira a seguir a nota oficial enviada:

O débito automático está disponível para todos os usuários que possuem o PicPay Card na modalidade crédito e estão com as faturas em dia. Para que o débito automático da fatura seja realizado, o usuário precisa ter saldo na Carteira na data de vencimento da fatura. Caso não possua o valor total, será debitado o valor disponível na Carteira no momento. O pagamento é feito apenas por meio do saldo em Carteira PicPay. O PicPay faz diversas tentativas de débito no dia do vencimento da fatura. Caso o valor em Carteira seja menor que o pagamento mínimo da fatura, o valor disponível é debitado e o restante passa a ser considerado atrasado, incidindo em juros e multa. Para evitar que isso ocorra, o usuário deve conferir se possui saldo em Carteira suficiente para o pagamento mínimo. Não tendo possibilidade de ter o saldo na Carteira no dia do vencimento, o cliente deve procurar realizar o pagamento de outra forma, seja através do boleto da fatura ou pelo saldo. Existe ainda à disposição do usuário do app o parcelamento da fatura. Sobre as reclamações de usuários, os clientes impactados não tiveram prejuízos financeiros. A função de débito automático está funcionando normalmente.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal no YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, InstagramTwitch. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Diego Thomazini / Shutterstock.com

Este website usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar