Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Pix Garantido: essa nova modalidade será o cartão de crédito do futuro?

Criado em novembro de 2020, pelo Banco Central, atualmente o Pix é uma das formas de pagamento mais usadas

0

O Pix é uma modalidade de pagamento criada em novembro de 2020, pelo Banco Central (BC). Atualmente, esta é uma das formas de pagamento mais usadas em todo Brasil. É dito isso, pois o Pix possui mais de 73 milhões de usuários e aproximadamente 375 milhões de transações efetuadas. A partir da boa aceitação, o Banco Central agora prevê a criação de um novo produto: o Pix Garantido. Confira abaixo maiores informações.

É provável que você goste também:

Exclusivo: Pagbank vai dar CASHBACK para quem pagar fatura em dia

Conheça as duas novas funções do Banco Inter ao usar o Pix no app

Limite do Pix para transações vai ser mudado pelo Banco Central. Entenda

Pix Garantido: essa nova modalidade será o cartão de crédito do futuro?

O Pix é uma modalidade de pagamento, em que a transação ocorre de forma instantânea, gratuita, bem como funciona 24 horas por dia, inclusive em feriados e finais de semana. Em decorrência da alta taxa de aceitação dessa modalidade pelos brasileiros, o Banco Central pretende aumentar o catálogo de vantagens. 

Dessa forma, o BC pretende implementar a opção de parcelar compras, intitulada como Pix Garantido. Esse novo produto tem previsão de chegar aos brasileiros no primeiro semestre de 2022. Essa modalidade deve abrir concorrência com as operadoras de cartão de crédito, bem como abrir margem para melhores negociações de taxas e condições aos consumidores. 

Com isso, não só as demais formas de pagamento, mas também os cartões de crédito sem anuidade podem ser atingidos. Ou seja, as formas de pagamento tradicionais vem sofrendo impacto, pois as mesmas têm sido substituídas pelo Pix. Estima-se que, com a criação do Pix Garantido, o mesmo ocorra com os cartões de créditos. 

Como vai funcionar?

Devido ao fato de ser uma ferramenta de pagamento à vista, a nova modalidade Pix Garantido gera dúvidas sobre como vai funcionar. A resposta é a seguinte: o Pix Garantido vai operar da mesma maneira como um cartão de crédito!

Ou seja, quando o consumidor efetuar uma compra e não dispor do valor necessário para pagar, um intermediador, como por exemplo, um fintech, banco ou instituição financeira, vai honrar o compromisso. Dessa forma, o destinatário vai receber o dinheiro. Já o comprador, deverá devolver o valor ao intermediário, como ocorre em um empréstimo. 

A grande diferença entre o Pix Garantido e o cartão de crédito é que o primeiro não possui limite. Dessa forma, quando o consumidor desejar comprar um produto mais caro, poderá utilizar o Pix Garantido como forma de pagamento. Entretanto, é importante ressaltar que não se deve gastar além do que se pode pagar, para não ficar inadimplente por conta de dívidas não pagas.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então é só seguir o Seu Crédito Digital no YouTubeFacebook, Twitter, Instagram e Twitch. Assim você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos etc. Siga a gente para saber mais!

Imagem: adrianosiker.com/shutterstock.com

Comentários
Carregando...