Operações Pix no Banrisul foram duplicadas. Banco restituiu valores
O Pix chegou em 2020 no Brasil e já é um dos métodos de pagamento mais usados pelos brasileiros. Até o final de 2020, o Pix já contava com 116 milhões de chaves cadastradas. No entanto, com a novidade, também vieram problemas, como operações duplicadas envolvendo o serviço. Essa, inclusive, foi uma das principais reclamações de correntistas do Banrisul nos últimos dias.
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Assim, diversos cliente do Banrisul afirmaram que estavam sofrendo com operações duplicadas no Pix. Ou seja, clientes relataram que tiveram os valores descontados duas vezes, embora o destinatário tenha recebido o recurso somente uma vez. O Banrisul admite que as falhas em transferências feitas desde a última sexta-feira (dia 1º) de fato ocorreram. Entretanto, o banco diz que já normalizou a situação ainda na última terça-feira (dia 5).
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Afinal, o que é o Pix?
Partindo da premissa que nem todos conhecem o Pix hoje, vamos falar um pouco sobre o serviço. Em resumo, o Pix é uma alternativa a TED, DOC e boletos, ou seja, uma forma de fazer transferências e pagamentos instantâneos, inclusive nos finais de semana e feriados. Hoje, ele já está funcionando em praticamente todos os bancos e fintechs do país.
Assim, com o Pix você pode transferir dinheiro a qualquer momento, 24 horas por dia, 7 dias da semana, e com o dinheiro caindo na hora na conta de quem recebe. E o melhor de tudo: de graça.
O que disse o Banrisul sobre as transações Pix duplicadas?
Em nota, a assessoria do Banrisul afirmou que o problema ocorreu devido a uma “falha sistêmica”. Sendo assim, essa falha teria atingido as operações Pix realizadas nos três primeiros dias do ano. O banco também afirmou que a remessa duplicada não foi concretizada, sendo registrada apenas nos extratos. Além disso, os valores descontados irregularmente seriam devolvidos às contas até o final desta terça-feira (5).
Leia a nota completa emitida pelo Banrisul:
O Banrisul informa que, em virtude de falha sistêmica, os movimentos de Pix efetuados no final de semana (dias 01.01, 02.01 e 03.01) foram duplicados nos extratos dos dias 04.01 e 05.01.
O processamento dos Pix no sistema de Pagamentos Instantâneos não foi afetado, o que significa que não houve duplicidade nas remessas interbancárias, apenas nos extratos dos clientes.
Dessa forma, durante o dia 05.01 os valores serão restituídos às contas dos clientes e os extratos serão normalizados.”
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Imagem: Vergani Fotografia / Shutterstock.com