Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Fiz um Pix para a conta errada, como recupero meu dinheiro?

Saiba o que você precisa fazer

0

O novo sistema de pagamentos e transferências instantâneas do Banco Central, o Pix, já é um verdadeiro sucesso entre os consumidores brasileiros. Com a premissa de substituir DOC ou TED, o Pix já representa cerca de 80% das transferências bancárias. Mas o que acontece quando você faz um Pix para a conta errada? É possível recuperar o dinheiro? Descubra isso aqui neste artigo.

É provável que você também goste:

Confira o Calendário do Bolsa Família em março de 2021

Fiz um Pix e não caiu na conta destino. O que fazer?

Pix: Bancos estão cobrando até R$ 10 para clientes PJ e MEI. Saiba quais

O banco pode bloquear o Pix?

Antes de mais nada, é importante ressaltar que em casos de suspeita de fraude, o banco da conta de origem, da conta de destino ou até mesmo o Banco Central podem bloquear o Pix por 30 minutos no horário comercial ou por até 1 hora fora do horário bancário. Isso é feito a fim de verificar se esse Pix foi de fato feito pelo titular da conta de origem ou se é ilegítimo.

A análise da autenticidade da transação pode ser feita pelo setor de Compliance. É analisado o
histórico de transações do consumidor, e é possível que a instituição financeira entre em contato com o titular da conta. O banco ainda pode exigir alguma forma de segurança adicional, como uso de biometria facial no aplicativo, senha, confirmação de dados ou contato telefônico com o cliente.

A instituição financeira pode bloquear o Pix definitivamente a transação, caso não consiga confirmar a legitimidade da transação e até mesmo bloquear a conta por segurança. O banco de destino também pode não aceitar o Pix em caso de suspeita de fraude.

Fiz um Pix para a conta errada, como recupero meu dinheiro?

Acima falamos das maneiras que o banco pode impedir uma transação via Pix. Mas e quando você faz um Pix para a conta errada e quer recuperar o dinheiro?

Bom, neste caso você pode entrar em contato diretamente com o banco de destino e verificar o que pode ser feito. Isso porque, após o dinheiro ter saído da sua conta, ele não está mais sob a posse da instituição financeira de origem, e sim na instituição financeira de destino.

Para além disso, cabe ressaltar que se você fez um Pix para a conta errada, antes disso você teve que inserir a senha e autorizar a transação. Por isso é muito importante prestar muita atenção e conferir todos os dados na hora que for fazer um Pix.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então é só seguir o Seu Crédito Digital no YouTubeFacebookTwitterInstagram e Twitch. Assim você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos etc. Siga a gente para saber mais!

Imagem: Alex from the Rock/shutterstock.com

Comentários
Carregando...