Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

WhatsApp e Banco Central negociam nova plataforma de pagamento

A plataforma vem com a intenção de tornar tudo ainda mais fácil.

0

Segundo informações da Coluna do Broadcast no Estadão, o aplicativo WhatsApp está em acordo com o Banco Central (BC) para poder se classificar como um iniciador de pagamentos. O objetivo é fazer com que os métodos de pagamento pelo aplicativo sejam utilizados no Brasil.

No dia 15 de junho de 2020, uma ferramenta para transferências de dinheiro e compras em estabelecimentos foi lançada no aplicativo de mensagens, protegida pela plataforma Facebook Pay.

Entretanto, o Banco Central fez a suspensão desse recurso por tempo indeterminado e alegou ser necessário avaliar eventuais riscos. Afinal, por não ter passado por uma análise prévia, esse novo mecanismo poderia causar danos à concorrência dentro do mercado de pagamentos no país.

Em novembro do mesmo ano, Roberto Campos Neto, presidente do BC, comentou sobre o pagamento por meio do WhatsApp começar a funcionar “em breve”. Assim, ele também disse que outras big techs estavam dialogando com o Banco Central para proporcionarem este mesmo serviço.

É provável que você também goste:

Nubank lança opção de adicionar limite por conta própria

Banco Original permite que você peça aumento do limite via WhatsApp

Em comunicado, WhatsApp confirma o bloqueio de contas. Saiba o que fazer

Iniciativas para o projeto

Alguns dias antes, o banco já havia normalizado uma modalidade nova para empresas que desejam atuar dentro do sistema de pagamentos, o iniciador. Nessa categoria nova, os clientes podem pedir à instituição onde são correntistas que façam o pagamento de maneira direta ao comerciante; no entanto, sem a necessidade de entrar no aplicativo.

Atualmente, ao produzir alguma ação, a pessoa que pedir comida por aplicativo, por exemplo, paga virtualmente dentro do app ou usa um cartão para fazer o pagamento de forma presencial.

Assim, com o novo projeto, o aplicativo vai ter a opção de direcionar o cliente para realizar uma transação como forma de pagamento. Assim, ele pode solicitar que sua instituição financeira transfira o valor diretamente para a conta do estabelecimento.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então, nos siga no canal do YouTube, em nossas redes sociais como o FacebookTwitter e Instagram. Assim acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais,  empréstimos e matérias relacionadas ao mundo de fintechs.

Imagem: quka / Shutterstock.com

- Publicidade -

Comentários
Carregando...