Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Plataforma gov.br disponibiliza quase 5 mil serviços digitais ao cidadão

Plataforma possibilita economia e menos burocracia.

0

A plataforma gov.br é a ferramenta usada pelo Serviço Nacional de Processamento de Dados (Serpro), que é responsável por oferecer 4.900 serviços digitais ao cidadão. Alguns dos principais serviços disponibilizados são os sistemas da Receita Federal para a entrega da declaração do Imposto de Renda, o pagamento de multas através do aplicativo, certificado de vacinação e carteira digital de trânsito.

Novos Projetos

O presidente do Serpro, Gileno Gurjão Barreto, afirmou à Agência Brasil que ainda serão executados outros projetos, como o Embarque Mais Seguro, onde por meio do reconhecimento biométrico, será possível acessar as plataformas dos aeroportos.

Segundo Barreto, os serviços digitais evitam a burocracia e permitem uma economia de cerca de R$ 7 bilhões por ano.

“Mas há uma economia subjacente, que é muito difícil de ser mensurada, mas que não tem preço, que é a economia de tempo das pessoas. As pessoas não precisam ir ao órgão, não precisam se locomover da sua cidade, do seu município ou do seu distrito para fazer uma prova de vida”, explicou o presidente da Serpro.

Níveis de segurança do Gov.br

Para cada serviço é preciso ter um nível de segurança diferente, porém, cada nível demanda o cadastro de dados distintos.

Nível Bronze

O nível mais básico é o bronze, quando um usuário faz o cadastro na plataforma Gov.br, automaticamente ele é inserido nessa modalidade, que não necessita de dados sensíveis do usuário, porém, permite acesso apenas a alguns serviços.

Com o nível bronze é possível, por exemplo, validar os dados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e da Receita Federal, além de possibilitar a inscrição no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e obter a Carteira de Trabalho Digital.

Nível Prata

O nível prata possibilita o acesso a todos os serviços do Gov.br. O usuário que está com o cadastro no nível prata pode acessar o Sistema Valores a Receber da Receita Federal, ter acesso a declaração pré-preenchida do Imposto de Renda e obter a Carteira Digital de Trânsito.

Para alterar o nível de segurança para prata, basta acessar o aplicativo Gov.br (disponível para Android e iOS) onde é possível efetuar o procedimento de validação bancária a partir do login em bancos cadastrados para a autenticação.

Nível ouro

Para alcançar o nível ouro, os dados solicitados são mais sensíveis, contudo, permite o acesso a serviços que exigem um nível de confiabilidade maior, como a prova de vida do INSS.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal no YouTube e em nossas redes sociais, como o  Facebook, Twitter, InstagramTwitch. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Postmodern Studio / Shutterstock.com

Este website usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar

Fechar