Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Por que as criptomoedas mudam tanto de valor? Entenda

Pra quem acompanha o mercado de criptomoedas sabe o quanto ele é volátil. Ou seja, o quanto uma moeda digital pode subir 20% às 9 horas da manhã, e na hora seguinte, cair 50%, por exemplo. Como é o caso do bitcoin, a moeda mais popular entre quem investe em criptomoedas. O fato faz com que muitos investidores tenham medo de investir neste mercado. Diante disso, confira a seguir por que elas mudam tanto de valor.

É provável que você também goste:

Confira o passo a passo para comprar criptomoedas no Nubank

Brasil está entre os países mais emergentes no mercado de criptomoedas

Nubank revela o que clientes precisam saber para comprar criptomoedas na fintech

Por que as criptomoedas mudam tanto de valor? Entenda

Basicamente, o preço das criptomoedas se define pela oferta e demanda durante as negociações. Ou seja, quando as criptomoedas parecem atrativas, com o valor aumentando, muitas pessoas vão comprar, e isso fará o preço aumentar ainda mais.

Sendo assim, se uma criptomoeda está sendo muito negociada, a sua volatilidade será maior. Abaixo, vamos te mostrar o que mais faz as criptomoedas tão voláteis.

1 – Mercado novo

Como se trata de um mercado emergente, ainda gera muita estranheza e desconfiança. Antes de mais nada, é necessário fazer as pessoas entenderem que o uso das criptomoedas é digital e não físico. Ou seja, só existem pela internet.

2 – Impacto midiático

Em suma, a mídia tem grande impacto sobre as criptomoedas se comparado a outros mercados. Isso acontece, em especial, por se tratar de um setor ainda novo. Ou seja, diversos investidores novatos se informam por portais, e até mesmo por influencers digitais, ao invés de estudar e tomar as próprias decisões.

3 – Concentração de ativos

O mercado de criptomoedas se concentra na mão de poucas pessoas. Sendo assim, a maior parte das negociações são feitas por um pequeno grupo de compradores. Assim, os preços ficam sujeitos às movimentações dessas carteiras. Ou seja, para controlar a volatilidade, você deve ter mais pessoas negociando as criptomoedas. Assim, o mercado tende a ficar mais equilibrado.

4 – Lucro em curto prazo

Em suma, muitas pessoas entram no mercado só para buscar o lucro em curto prazo. Entretanto, ao ver que não é assim que funciona, elas saem com a mesma rapidez que entraram. Logo, isso afeta muito a oscilação de preços das criptomoedas. Sendo assim, o ideal é estudar a área e pensar muito bem antes de ingressar no mercado.

5 – 24h disponível

Diferente do mercado de ações que opera apenas durante os pregões, o mercado de criptomoedas não dorme. Opera 24 horas por dia, durante os 7 dias da semana. O fator impacta no preço das moedas digitais, pois as pessoas movimentam os ativos o tempo inteiro.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: RODNAE Productions / Pexels.com