Quem está entrando no mundo dos investimentos ou que pretende entrar, deve estar preocupado em formar sua reserva de emergência, para suprir eventuais imprevistos, como doenças, desemprego, entre outros. A reserva de emergência é composta de 6 a 12 meses do seu custo mensal investidos em uma aplicação conservadora de baixo risco e com alta liquidez.

Com isso, a poupança era largamente utilizada, por ser uma opção que oferece liquidez. Com o surgimento da NuConta – a conta digital do Nubank, com rentabilidade diária e automática, além de liquidez imediata, muitos migraram e passaram a utilizar para a reserva de emergência, da mesma forma que o investimento no Tesouro Selic, que são as principais aplicações em renda fixa utilizadas.

Poupança, NuConta ou Tesouro Selic: onde colocar a reserva de emergência?

Agora, com a nova queda da taxa Selic para 4,25%, ficou um pouco mais complicado, pois a inflação vai corroer quase todos os investimentos. Ou seja, mesmo com rendimento, a maioria dos investimentos terão um retorno real negativo, pois rendem menos do que a inflação. E agora, onde aplicar a reserva de emergência?

É provável que você também goste:

Reinvente Essa Promo: Nubank divulga o resultado oficial com os nomes dos ganhadores

Caixa libera abono salarial reajustado nesta quinta (13). Confira os novos valores e saiba quem tem direito

Descubra 5 razões para a reprovação no Nubank mesmo com o nome limpo no SPC e Serasa

Confira o rendimento destas três aplicações ao ano, já deduzido o Imposto de Renda:

  • Poupança: 2,98% ao ano
  • NuConta: 3,32% ao ano
  • Tesouro Selic: 3,18% ao ano

Estimativa de inflação para 2020:

De acordo com especialistas das 100 principais instituições financeiras do mercado brasileiros, consultadas pelo Banco Central do Brasil para a realização do Boletim Focus, o IPCA de 2020 será de 3,25%. Na semana passada a estimativa era de 3,40%.

Ao deduzir a inflação, quase todos estes investimentos terão rendimento real NEGATIVO, caso a estimativa do Boletim Focus se concretize. Dessa forma, quem investir a reserva de emergência na poupança, terá um retorno real negativo de -0,27%, e no Tesouro Selic -0,07%. Entretanto, a NuConta consegue superar a inflação.

Onde colocar a reserva de emergência?

A NuConta é a única aplicação que promete retorno superior à inflação, mas de apenas 0,07%. Portanto, recomendamos que você aplique sua reserva de emergência na NuConta, ou em outras aplicações que ofereçam 100% do CDI.

Enfim, gostou da matéria?

Então, nos siga no canal do YouTube, em nossas redes sociais como o FacebookTwitter Instagram. Assim acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais,  empréstimos e matérias relacionadas ao mundo de fintechs.

Imagem: 89stocker via shutterstock.com