Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Carteira de identidade: qual é o prazo para emissão do novo RG?

0

Anunciado em fevereiro deste ano, o novo RG (Registro Geral) agora conta apenas com o número de CPF como identificação dos cidadãos. 

O Governo Federal tomou esta decisão, pois, atualmente, cada estado brasileiro é responsável pela emissão do número de identificação da carteira de identidade. Ou seja, uma única pessoa pode ter 27 números de RG caso mude de estado ao longo da vida. 

Dessa forma, a unificação do CPF ao novo RG quebra este padrão, reduzindo o número de dados criado por cada brasileiro, na intenção de garantir maior segurança no processo de identificação.

Além disso, o novo RG também traz outras mudanças, incluindo uma versão digital com checagem da autenticidade por QR Code, sem precisar de conexão com a internet.

Apesar de o governo não ter esclarecido como funcionará o processo de solicitação do novo RG, os órgãos expedidores e responsáveis terão até 6 de março de 2023 para se adaptar às mudanças.

É provável que você também goste:

Prazo para envio da declaração do Imposto de Renda termina esse mês

Receita Federal: prazo para adesão do parcelamento especial do Simples já está aberto

Prazo para emissão do novo RG

Com as novas normas, o novo RG será o único documento de identificação dos brasileiros. Assim, ele poderá ser emitido gratuitamente. 

No entanto, vale ressaltar que quem optar por permanecer com a carteira de identidade antiga, não será afetado de forma alguma. Segundo o governo, a versão do documento permanecerá válida pelos próximos 10 anos para cidadãos de até 60 anos. 

No caso de pessoas com mais de 60 anos, o RG antigo não possuirá a validade, portanto, não será necessário emitir o novo.

Sendo assim, a expectativa é que a emissão continue sob responsabilidade dos órgãos estaduais, como acontece atualmente com as Secretarias de Segurança Pública.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Governo do Brasil / Reprodução

Este website usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar

Fechar