Acaba nesta sexta-feira (29), o prazo para saque do abono salarial do PIS/Pasep 2019/2020. A princípio, o prazo terminaria em 30 de junho de 2020, porém a data acabou sendo antecipada devido a uma resolução do Codefat (Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador), que definiu o calendário para 2020/2021.

É provável que você também goste:

Nubank lança botão de doação para ajudar no combate ao coronavírus

Governo quer revisar abono salarial do PIS/Pasep e outros benefícios para tornar auxílio emergencial permanente

Para identificar fraudes, governo vai liberar nomes dos beneficiários do Auxílio Emergencial

O calendário de pagamento de 2020/2021 do PIS/Pasep tem início em 30 de junho de 2020 e acaba em 30 de junho de 2021. No caso do PIS (concedido a trabalhadores da iniciativa privada), o benefício é pago pela Caixa Econômica Federal. O pagamento é feito de acordo com o mês de nascimento do trabalhador.

Por outro lado o Pasep (concedido a servidores públicos) é pago pelo Banco do Brasil. O pagamento é realizado conforme o dígito final do número de inscrição do servidor público.

Por fim, é importante lembrar que, caso o trabalhador da iniciativa privada tenha conta na Caixa Econômica Federal, o pagamento será feito automaticamente. O mesmo vale, é claro, para servidores públicos com conta no Banco do Brasil.

O que é o PIS/Pasep?

Por meio da Lei Complementar n° 7/1970, foi criado o Programa de Integração Social (PIS). O programa buscava a integração do empregado do setor privado com o desenvolvimento da empresa.

Paralelamente à criação do PIS, a Lei Complementar n° 8/1970 instituiu o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP), com o qual União, Estados, Municípios, Distrito Federal e territórios contribuíam com o fundo destinado aos empregados do setor público.

Enfim, gostou da matéria?

Então, nos siga no canal do YouTube, em nossas redes sociais como o Facebook, Twitter e Instagram. Assim acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais,  empréstimos e matérias relacionadas ao mundo de fintechs.

Imagem destacada: rafapress / Shutterstock.com