Preço dos alimentos é o principal fator considerado pelos consumidores na hora de fazer compras
Mesmo com a queda nos preços dos alimentos neste ano, o valor ainda é o principal fator para a tomada de decisão das compras. Veja!
Ao longo deste ano, o preço dos alimentos registrou quedas consecutivas após um grande período de altas. Ainda assim, o valor é o principal fator considerado pelos consumidores na hora de realizar compras nos supermercados ou em outros tipos de estabelecimentos. É o que aponta uma pesquisa realizada pela Opinion Box.
Com base nos dados do estudo, o preço também é o motivo central que impede o acesso a alimentos mais saudáveis para ter uma alimentação mais rica em nutrientes. Sob essa perspectiva, esta é uma realidade para 39% dos brasileiros.
Vale destacar ainda que 40% dos entrevistados alegaram que pedem comida por delivery diariamente e 34% têm este hábito de 3 a 6 vezes por semana. Em contrapartida, apenas 7% responderam que raramente pedem comida por aplicativos.
Compra de alimentos
De acordo com a pesquisa em questão, os principais fatores que influenciam os brasileiros na hora de comprar alimentos são:
- Preço: 51%;
- Produto mais saudável: 36%;
- Sabor: 30%;
- Promoção: 29%;
- Data de validade: 24%;
- Valor nutricional: 17%;
- Marca: 14%;
- Praticidade em preparar: 14%.
Assim sendo, os pontos de menor influência na hora de adquirir novos produtos alimentícios são: tamanho da embalagem/quantidade de porções (8%), produto orgânico/de produção local (8%) e valor calórico (7%). No que se refere à compra de produtos orgânicos e naturais, apenas 12% disseram que isso acontece de forma recorrente, ao passo que 10% alegaram que nunca compram este tipo de alimento.
Veja também:
ALERTA: Novo golpe em nome do INSS por e-mail; confira

Supermercados lideram entre locais de compra
Ainda com base nos dados do estudo, os supermercados lideram a lista dos locais de compras de alimentos com 49%. Sendo assim, Atacados e Atacarejos ficam com 15% e Hipermercados com 13%.
Além disso, apenas 2% dos entrevistados disseram que compram pela internet, em lojas ou sites online, e 1% em lojas de conveniência. Por fim, vale destacar que quando se tratam das compras pelo delivery, o principal motivo também é o preço, em 34% dos casos. A qualidade aparece em segundo, com 32%.
Imagem: Andrzej Rostek / shutterstock.com