Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Preço dos alimentos é o principal fator considerado pelos consumidores na hora de fazer compras

Mesmo com a queda nos preços dos alimentos neste ano, o valor ainda é o principal fator para a tomada de decisão das compras. Veja!

Ao longo deste ano, o preço dos alimentos registrou quedas consecutivas após um grande período de altas. Ainda assim, o valor é o principal fator considerado pelos consumidores na hora de realizar compras nos supermercados ou em outros tipos de estabelecimentos. É o que aponta uma pesquisa realizada pela Opinion Box.

Com base nos dados do estudo, o preço também é o motivo central que impede o acesso a alimentos mais saudáveis para ter uma alimentação mais rica em nutrientes. Sob essa perspectiva, esta é uma realidade para 39% dos brasileiros.

Vale destacar ainda que 40% dos entrevistados alegaram que pedem comida por delivery diariamente e 34% têm este hábito de 3 a 6 vezes por semana. Em contrapartida, apenas 7% responderam que raramente pedem comida por aplicativos. 

Compra de alimentos 

De acordo com a pesquisa em questão, os principais fatores que influenciam os brasileiros na hora de comprar alimentos são:

  • Preço: 51%;
  • Produto mais saudável: 36%;
  • Sabor: 30%;
  • Promoção: 29%;
  • Data de validade: 24%;
  • Valor nutricional: 17%;
  • Marca: 14%;
  • Praticidade em preparar: 14%. 

Assim sendo, os pontos de menor influência na hora de adquirir novos produtos alimentícios são: tamanho da embalagem/quantidade de porções (8%), produto orgânico/de produção local (8%) e valor calórico (7%). No que se refere à compra de produtos orgânicos e naturais, apenas 12% disseram que isso acontece de forma recorrente, ao passo que 10% alegaram que nunca compram este tipo de alimento. 

Veja também:

ALERTA: Novo golpe em nome do INSS por e-mail; confira

Nota de 100 reais dentro de uma cesta de compras rodeada de diversos tipos de alimentos, como frutas, verduras e grãos.
Imagem: Andrzej Rostek / shutterstock.com

Supermercados lideram entre locais de compra

Ainda com base nos dados do estudo, os supermercados lideram a lista dos locais de compras de alimentos com 49%. Sendo assim, Atacados e Atacarejos ficam com 15% e Hipermercados com 13%. 

Além disso, apenas 2% dos entrevistados disseram que compram pela internet, em lojas ou sites online, e 1% em lojas de conveniência. Por fim, vale destacar que quando se tratam das compras pelo delivery, o principal motivo também é o preço, em 34% dos casos. A qualidade aparece em segundo, com 32%.

Imagem: Andrzej Rostek / shutterstock.com