Primeiro lugar no ranking das melhores varejistas no Brasil surpreende; confira
Confira as melhores varejistas no Brasil, segundo a opinião dos consumidores, e se surpreenda com o ranking!
Conforme um levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no primeiro semestre deste ano, o varejo nacional teve uma alta de 1,3% em vendas em comparação ao primeiro semestre de 2022. Além disso, a pesquisa revela que nos últimos 12 meses, o crescimento no setor foi de 0,9% em relação ao mesmo período anterior.
Assim, embora o setor varejista não esteja vivendo os seus melhores dias, com importantes empresas do setor em crise como Americanas, Tok&Stok, Marisa e Livraria Cultura, o segmento tem retomado seu crescimento aos poucos, acompanhando a melhora na economia. Portanto, confira as melhores varejistas no Brasil, segundo a opinião dos consumidores.
Veja também:
Governo libera Pix generoso hoje (29) para muitos brasileiros; veja se vai receber
Melhores varejistas no Brasil
O ranking de melhores varejistas que mais resolveram os problemas do consumidor, de acordo com o Reclame AQUI são:
- Shopee;
- Mercado Livre;
- Magazine Luiza – Loja Online;
- Amazon;
- Casas Bahia – Loja Online;
- Casas Bahia – Lojas Físicas;
- Extra.com.br;
- eFácil;
- Submarino;
- Ponto (Ponto Frio) – Marketplace.
Assim, a varejista que lidera o ranking das melhores empresas do setor é a Shopee, uma empresa de Singapura, fundada em 2015, que conquistou o coração dos brasileiros com seus preços baixos e variedade de produtos.

Piores empresas
Em contrapartida, as empresas do varejo que possuem o pior atendimento segundo o ranking do Reclame AQUI são:
Empresa | Principais motivos de reclamação |
1º Pernambucanas Loja Física | Outro tipo de produto/serviço (33,03%); Não encontrei meu problema (26,46%); Outro problema (12,28%). |
2º Gruplast | Produto não recebido (56,61%); Problemas Gerais (54,56%); Embalagens (29,23%). |
3º Cuponomia | Não categorizado (3,08%); Propaganda enganosa (1,83%); Outro tipo de produto/Serviço (1,01%). |
4º Shop Express | Produto não recebido (38,04%); Não encontrei meu problema (22,57%); Acessórios e periféricos (18,93%). |
5º Universo das Caixas | Propaganda enganosa (71,80%); Não encontrei meu problema (20,17%). |
6º LoveArt Store | Produto não recebido (54,17%); Artesanatos (36,11%); Produtos para artesanatos (35,42%). |
7º Americana Express | Problemas gerais (42,61%); Diversos (33,33%); Mau atendimento (17,04%). |
8º Wg Personalizados | Brindes personalizados (94,08%); Personalização (68,64%); Produto não recebido (66,86%). |
9º Alibaba | Marketplace (28,57%); Problemas gerais (27,78%); Produto não recebido (19,84%). |
10º Dona Descartáveis | Problemas gerais (50%); Embalagens (41,07%); Atraso na entrega (28,57%). |
Imagem: Blue Planet Studio / shutterstock.com