Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Programa Desenrola Brasil vai permitir parcelamento de dívidas?

Mudanças do programa Desenrola Brasil: a renegociação de dívidas pode ficar mais fácil com permissão para parcelamento e acesso simplificado.

Programa Desenrola vai adotar possibilidade de parcelamento de dívidas? Em vigor desde outubro de 2023, o Desenrola Brasil, direcionado à renegociação de débitos para a população com renda de até dois salários mínimos, está sendo rediscutido pelo governo a fim de impulsionar a adesão.

A principal mudança em vista seria a permissão para o parcelamento das dívidas, uma opção não oferecida até o momento. Confira, a seguir, todos os detalhes sobre a possível novidade!

Programa Desenrola vai possibilitar parcelamento de dívidas? Saiba tudo

Imagem do logotipo do programa Desenrola Brasil. Ao fundo, aparece uma imagem aérea embaçada de uma rua com várias pessoas caminhando sobre uma faixa de pedestres
Imagem: Varavin88 / Shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital

Na primeira fase do Desenrola Brasil, os descontos médios oferecidos eram de 83% em dívidas bancárias e não bancárias, protegidos pelo Fundo Garantidor de Operações (FGO). Já foram renegociados cerca de R$ 33 bilhões em dívidas e quase 11 milhões de brasileiros puderam se beneficiar.

Contudo, o programa não atendeu às expectativas iniciais, frustrando o setor bancário. De acordo com Marcos Pinto, Secretário de reformas econômicas do Ministério da Fazenda, a opção de parcelamento deve estar disponível até o fim do mês. Para isso, é necessária a implementação de medidas de segurança por parte dos bancos.

Facilitando o acesso ao programa

Outra modificação importante visa facilitar o acesso à plataforma do Desenrola Brasil. A ideia é que os clientes possam ser redirecionados ao programa diretamente dos sites dos birôs de crédito. A implementação dessa facilidade deve ocorrer até fevereiro.

Além disso, está sendo avaliada a possibilidade de permitir a renegociação de dívidas diretamente nas plataformas bancárias já utilizadas pelos usuários. Porém, esta opção, que exige a implementação de APIs, ainda não tem prazo definido para ser realizada.

Expectativa de maior participação

O Desenrola Brasil enfrenta o desafio de fazer com que o público-alvo tome conhecimento das alternativas oferecidas. Muitos não sabem como acessar o programa, o que se torna um grande obstáculo.

A expectativa é que, com a flexibilização do pagamento das dívidas, haja um incentivo para uma maior adesão nos próximos meses.

Veja também:

INSS vai realizar 4 mutirões de liberação de benefícios nos dias 27 e 28; veja como participar

A expectativa com as potenciais mudanças é aumentar a abrangência do programa Desenrola Brasil, dando aos brasileiros a chance de saldar suas dívidas de uma forma viável e gradual, fato que poderia auxiliar na recuperação financeira de milhões de famílias.

Imagem: Varavin88 / Shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital