Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Projeção para a inflação cai enquanto previsão para o PIB sobe

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

De acordo com os dados divulgados no último Boletim Focus, as projeções do mercado para o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), indicador oficial da inflação, caíram de 6,61% para 6,4%. É a 13ª diminuição consecutiva. O documento também aponta as expectativas para os próximos anos. 

A pesquisa é divulgada semanalmente pelo Banco Central e conta com apontamentos de diversas instituições para os principais indicadores econômicos do país. 

Inflação em 2022 

A previsão das instituições segue acima da meta estabelecida pelo BC, de 3,5% para o ano, com margem de tolerância de 1,5 ponto percentual para mais ou para menos. 

Atualmente, no acumulado de 12 meses, a taxa inflacionária do país está em 8,73%, após o recuo no mês de agosto. Em julho, o país registrou a primeira deflação em anos. A redução foi puxada pela queda nos preços dos combustíveis e energia elétrica. 

As medidas adotadas pelo Governo Federal a respeito dos limites do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Produtos) sobre os combustíveis, energia elétrica, telecomunicações e transportes, gerou efeitos imediatos. Isso foi aprovado por meio da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) Eleitoral, que tem validade até dezembro deste ano.

Dessa forma, para 2023, é provável que os preços voltem a ficar pressionados como uma forma de reparação ao momento atual. 

Inflação nos próximos anos 

Para 2023, a estimativa da inflação ficou em 5,17% ante 5,27% da semana anterior, é a quarta queda seguida nas projeções. 

Para 2024 e 2025, o mercado financeiro aponta taxas inflacionárias de 3,47% e 3%, respectivamente. 

PIB em 2022

As projeções acerca do PIB (Produto Interno Bruto) para este ano foram elevadas pelas instituições consultadas pelo Banco Central. A expectativa é de que o crescimento econômico seja de 2,39% ante 2,26% na última pesquisa. 

PIB nos próximos anos 

Para o próximo ano, a expectativa é de que o PIB cresça 0,5%. Já em relação a 2024 e 2025, o mercado acredita na expansão de 1,8% e 2%, respectivamente. 

O PIB é a soma de todos os bens e serviços produzidos pelo país. 

Outros destaques das projeções

Outros pontos abordados pelo Boletim Focus também são importantes para a economia. Veja. 

  • Taxa Selic (2022): 13,75% ao ano;
  • Taxa Selic (2023): 11,25% ao ano;
  • Taxa de câmbio (2022): R$ 5,20;
  • Taxa de câmbio (2023): R$ 5,20. 

Tais projeções se mantiveram de acordo com os resultados do último levantamento. As mudanças ocorreram somente em relação à inflação e ao PIB. 

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças? 

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Dmitry Demidovich / shutterstock.com