Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Projeto que regulamenta criptomoedas é aprovado no Senado

Agora, projeto de Lei segue para discussão na Câmara e sanção presidencial.

Boa notícia para corretoras de criptomoedas: o Senado aprovou nesta terça-feira (26) o Projeto de Lei 3.825/2019, de autoria do senador Flávio Arns (Podemos-PR).

A medida é a primeira aprovada com o propósito de regular as operações realizadas com criptoativos no Brasil. Agora, para virar lei, ela precisa ser votada na Câmara, e após ser encaminhada para sanção presidencial. Então, para saber mais sobre a novidade, confira a seguir.

É provável que você também goste:

Itaú começa a vender criptomoedas

Empresário que inspirou filme O Lobo de Wall Street agora é guru de criptomoedas

TJ-SP manda vender criptomoedas de homem que deu golpe de R$ 1 mi

Senado aprova projeto que regulamenta criptomoedas no Brasil

Dessa forma, o projeto de lei busca um impacto principalmente em empresas que atuam no setor de criptoativos. Ou seja, do ponto de vista do usuário, nada muda para quem apenas compra e vende criptos. As exigências de declaração de bens no Imposto de Renda, por exemplo, seguem as mesmas.

Mas, então, quais são as principais mudanças se a Lei entrar em vigor? Basicamente, o PL torna ilegal a atuação de exchanges de criptomoedas estrangeiras no Brasil sem a devida licença. O restante das medidas segue praticamente igual ao decidido anteriormente.

Por fim, entre algumas outras mudanças, está a diminuição da pena para condenados pelo envolvimento em pirâmides financeiras com uso de ativos virtuais. Com isso, a punição passa de 4 a 8 anos para 2 a 6 anos de reclusão.

Assim, no geral, a aprovação da Lei é vista como um grande avanço para as empresas do ramo, uma vez que desejam a definição de um marco legal para aturem no Brasil, com leis mais claras do que as atuais.

Além disso, o Projeto é visto como um primeiro passo para reconhecer os ativos virtuais no Brasil, além de também definir o escopo de atuação somente para os ativos enquadrados como valores mobiliários, bem como delimitar novos requisitos para instituições da área.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterTwitchInstagram. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de créditoempréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Chinnapong / Shutterstock.com