Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Como fazer prova de vida na Caixa e no Banco do Brasil

Veja o procedimento em cada uma das instituições.

0

A prova de vida do INSS voltou a ser obrigatória a partir desta terça-feira, 1º de junho. Isso porque o procedimento solicitado pelo INSS foi suspenso por diversas vezes desde março do ano passado, devido à pandemia. Assim, segundo dados apresentados pela autarquia, cerca de 36 milhões de segurados são obrigados a realizar o procedimento anualmente.

Portanto, a prova de vida do INSS, também conhecida como renovação de senha ou “fé de vida”, nada mais é do que uma medida obrigatória a todos os segurados do INSS que queiram garantir a permanência de seus benefícios. Então, veja mais sobre o assunto no texto abaixo.

É provável que você também goste:

INSS: vários bancos já oferecem novas condições para empréstimo consignado

App e internet banking do Bradesco estão fora do ar nesta segunda-feira (7)

Projeto facilita saque em dinheiro de benefícios do INSS

Saiba mais sobre a realização da Prova de Vida

Em resumo, a prova de vida do INSS tem entre os principais objetivos evitar fraudes e pagamentos indevidos. Desta vez, o governo federal afirmou que a atualização dos cadastros deve ocorrer de forma gradual, para evitar evitar aglomerações nas agências bancárias ao desbloquear o benefício.

A princípio, a prova de vida do INSS deve ser realizada presencialmente junto à instituição financeira pagadora do benefício previdenciário. Porém, no caso de segurado incapaz de se locomover até a agência bancária, existem algumas alternativas. Uma delas é redigir uma procuração autorizando a execução do procedimento por terceiros, ou fazer o agendamento de uma visita dos servidores do INSS a domicílio.

Como fazer prova de vida na Caixa e no Banco do Brasil?

Por fim, ao todo, 11 milhões de brasileiros deverão fazer a prova de vida do INSS. Ressaltando que, mesmo que o procedimento estivesse suspenso durante os primeiros meses deste ano, 10,5 milhões de segurados já o fizeram desde março de 2020. Além disso, algumas instituições liberaram o procedimento por meio dos terminais de autoatendimento, ou seja, caixas eletrônicos. É o caso da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil. Veja abaixo como fazer.

Caixa Econômica Federal

Os clientes da Caixa que possuem identificação biométrica podem realizar a prova de vida do INSS pelos terminais de autoatendimento. Então, para isso, basta que realizem qualquer transação nos caixas eletrônicos, como saques, utilizando a biometria. Dessa forma, você já terá feito a prova de vida, garantindo o pagamento dos outros benefícios.

Banco do Brasil 

Já no Banco do Brasil, os clientes devem realizar a prova de vida do INSS pelo aplicativo da instituição. O procedimento está disponível desde o dia 5 de março. Com isso, para realizar a prova de vida por celular, basta acessar o aplicativo (Android e iOS) e selecionar o campo “Serviços”, seguido de “INSS”. Nesta página, o usuário ainda encontrará outro botão da “Prova de vida do INSS”. Depois, é só seguir o passo a passo.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterTwitchInstagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Rido / shutterstock.com

- Publicidade -

Comentários
Carregando...