Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Quais auxílios do INSS os trabalhadores com transtornos mentais podem solicitar?

Com o diagnóstico em mãos, o trabalhador terá direito ao afastamento por meio do INSS, além de auxílios específicos. Confira

Muitos trabalhadores sofrem de transtornos mentais devido suas rotinas no ambiente de trabalho. Assim, fazem parte desses transtornos a ansiedade, Síndrome do Pânico, depressão, Síndrome de Burnout, que acabam atrapalhando o rendimento do trabalhador.

Dessa forma, primeiramente é necessário buscar o auxílio psicológico ou psiquiátrico para um maior entendimento do quadro.  Portanto, com o diagnóstico realizado por um profissional especializado em saúde mental, o trabalhador terá direito ao afastamento do trabalho por meio do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Confira:

Auxílio-doença 

Assim, após 15 dias afastado do trabalho devido ao transtorno mental, o cidadão passa a ter direito ao auxílio doença do INSS. Dessa forma, para ter acesso ao benefício é preciso ter no mínimo 12 contribuições e estar na qualidade de segurado.

Aposentadoria por Invalidez 

A aposentadoria por invalidez contempla os segurados incapacitados de forma total e permanente de voltar ao trabalho. Não podendo inclusive ser reabilitado em outras funções/profissões. 

Portanto, o transtorno mental deve ser capaz de incapacitar totalmente o segurado, o impossibilitando de atuar em suas atividades laborais. Via de regra, acontece com doenças psiquiátricas com grau grave, como o transtorno esquizoafetivo.

Geralmente, após dois anos de incapacidade, o segurado pode dar entrada na aposentadoria por invalidez. Dessa forma, o segurado deve comprovar a incapacidade permanente para o trabalho através de documentos médicos.

Como agendar a perícia médica do INSS?

Por fim, para dar entrada em um dos benefícios citados acima é preciso passar por perícia médica no INSS. Confira como agendar o procedimento:

  • Acessar aplicativo Meu INSS (disponível para Android e iOS);
  • Clicar em “Agendar Perícia” 
  • Clicar em “Novo Requerimento”;
  • Escolher entre “Perícia Inicial” caso seja a primeira vez, ou “Perícia de Prorrogação” caso já receba o benefício;
  • Seguir as orientações indicadas;
  • Informar os dados para concluir o seu pedido.

Ademais, também é possível agendar a perícia pelo telefone 135.

Empréstimo com as menores taxas para beneficiários do INSS

Se você está precisando de dinheiro extra para alcançar um objetivo ou até mesmo quitar uma dívida, saiba que existe um jeito simples e fácil de conseguir!

Por meio do Seu Empréstimo Digital, aposentados e pensionistas conseguem encontrar os maiores valores com as menores taxas de empréstimo consignado.

Você simula e contrata o empréstimo sem sair de casa, e todo o processo é seguro e sem burocracia. Clique aqui e conheça!

Imagem: Marcello Casal Jr./Agência Brasil