Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Quais são as mais novas mudanças do Pix que já estão valendo?

Novas mudanças no pix começaram dia 01/04 e permitem a sincronização de lista de contatos do celular com a ferramenta

0

Com as mudanças que começaram dia 01/04, o Pix passa a permitir a sincronização de contatos entre o celular e a ferramenta de pagamento instantâneo. O objetivo é facilitar a identificação entre os usuários para que ela aconteça o mais simples e seguro possível.

O Pix é uma ferramenta de pagamento instantâneo que permite o envio rápido de valores sem taxas e custos de transação. Pode-se fazer o Pix através de chaves geradas automaticamente pelo aplicativo do banco ou pela chave personalizada através do endereço de e-mail, telefone ou CPF.

Com isso, a ideia da ferramenta é justamente a de facilitar a identificação de quem vai receber, para minimizar os riscos de mandar para a pessoa errada por conta de um número ou letra diferente.

É provável que você goste também:

Smiles oferece 20% de desconto em voos da GOL e até 80% de bônus para transferências

Conheça as novas regras do Pix válidas a partir de abril de 2021

Com elevação na taxa Selic, dívida pública pode chegar a R$ 100 bi

Como será feita a sincronização dos contatos pelo Pix?

A sincronização ocorre através da troca de informações entre o Banco Central e a instituição bancária que administra o Pix do interessado, o que faz com que a lista mantenha-se atualizada com o número de celular e e-mail registrados.

Logo depois da troca de informações, o Banco Central analisará os dados para separar o que é uma chave Pix e o que não é. Já a instituição financeira e o banco do cliente também devem fazer parte da lista de participantes da atualização, mesmo que não seja obrigatório ser seguido pelo usuário.

Com o cadastro feito, as informações só aparecerão na lista se o cliente aceitar os termos de consentimento do Banco Central.

O que muda no cadastro?

Com essas mudanças, as possibilidades de uso do Pix se expandem e permitem que os dados cadastrais possam ser corrigidos ou atualizados.

Com isso, já é possível corrigir alguns dados:

  • Primeiro, nome completo;
  • Depois, nome empresarial;
  • Por fim, nome do esclarecimento.

Além disso, essa alteração permite que o cliente possa conectar o Pix com seu nome, o que melhora a segurança em cada transferência e pagamentos que são feitas.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então é só seguir o Seu Crédito Digital no YouTubeFacebookTwitterInstagram e Twitch. Assim você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos etc. Siga a gente para saber mais!

Imagem: rafapress/shutterstock.com

Comentários
Carregando...