Qual é a diferença entre a nota fiscal 1 e a 2?
Já reparou que a nota fiscal pode vir com séries de número diferentes? Clique aqui e descubra para que servem.
A emissão da nota fiscal é uma das obrigações dos estabelecimentos comerciais brasileiros, visto que comprova a relação de compra/venda. Além disso, o governo estabelece o formato que essa documentação precisa ter, incluindo as suas séries e numerações.
De acordo com a legislação, a nota fiscal precisa ter uma numeração crescente para facilitar a identificação das operações. Entretanto, a quantidade de dígitos que formam esse número depende do estado e do tipo de empresa.
Ainda, outro ponto da norma é a possibilidade das empresas trabalharem com séries diferentes desses documentos: 1 e 2. Na verdade, a empresa pode criar quantas séries achar necessário.
Existe diferença da nota fiscal de série 1 e 2?
Como a nota fiscal é um documento padrão, as emissões de qualquer das séries seguirá o mesmo modelo. Assim, o único objetivo dessa divisão em séries é agrupar as notas que se referem ao mesmo tipo de operação para facilitar a organização e gestão da empresa.
Por exemplo, o negócio pode usar a série 1 da nota fiscal para as vendas que acontecem na loja física e a série 2 para os produtos vendidos pelo site. Outra forma, é operar a série 1 para as notas de entrada e a série 2 para as de saída.
Em suma, como será a utilização das séries desse documento dependerá das necessidades e objetivos de cada empresa. O importante é que informe aos órgãos da receita que está fazendo essa divisão.

Como identificar a série?
As normas em vigência no Brasil determinam que a numeração da nota fiscal também mostre a qual série aquele documento pertence. Portanto, se olhar no canto superior direito da nota, onde fica a seu número, será possível encontrar a indicação da série daquele documento.
Veja também:
Saiba como descobrir o nível da sua conta Gov.br
O formato padrão é o seguinte: na primeira linha está a numeração da nota e logo abaixo a série. Esse formato permite uma identificação mais rápida do documento.
Imagem: Sergiy Zavgorodny / Shutterstock.com