Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Qual é a diferença entre ações e Bitcoins?

Ações e bitcoins são diferentes formas de investimento e ambos podem trazer bons resultados. Confira!

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Com o mercado das criptomoedas cada vez mais conhecido, muitas pessoas pensam investir em ativos digitais mas deixam de lado por uma série de dúvidas e optam pelas ações tradicionais. Mas qual a diferença entre Bitcoins e Ações? 

O Bitcoin (BTC), maior criptomoeda do mundo, é um ativo digital, ou seja, é um dinheiro eletrônico que opera dentro de uma rede também digital. As movimentações do Bitcoin são protegidas por criptografia. Apesar disso, assim como as outras criptomoedas, o Bitcoin possui alta volatilidade e por isso, é considerado um investimento de alto risco. 

Ações são títulos que representam parte do capital de uma empresa, sendo negociadas em bolsa de valores. Ao adquirir uma ação, o titular torna-se sócio da companhia. 

Ambos são investimentos de renda variável. Mas cada um com suas especificidades. 

Bitcoins X Ações 

A volatilidade é um aspecto importante que diferencia as criptomoedas das ações. Como dito anteriormente, o Bitcoin apresenta fortes oscilações por ser uma moeda descentralizada. Ou seja, nenhuma instituição financeira faz o intermédio das transações. 

O Bitcoin já atingiu US$ 69 mil em sua máxima histórica. Atualmente, seu valor está na casa dos US$ 20 mil. Vale ressaltar que o BTC é a maior criptomoeda do mundo. 

Já a volatilidade das ações é um pouco menor e é diretamente influenciada por fatores econômicos mundiais. Nesses casos, há o intermédio das bolsas de valores nas movimentações. 

Outra diferença, menos relevante, é o horário de funcionamento. As bolsas de valores funcionam em horário comercial, enquanto o universo cripto atua em tempo integral, todos os dias da semana. 

Por se tratar de mercados diferentes, as regras que se diferenciam são inúmeras.

Em qual investir? 

Para qualquer investimento é preciso saber quais os objetivos, os riscos e os prazos. Diversificar uma carteira é o mais recomendado pelos analistas para que os investidores possam ter maior segurança e não depender exclusivamente de um só tipo de ativo. Nesse sentido, tanto ações quanto criptomoedas podem ser boas opções a depender dos critérios estabelecidos. 

Ambos os mercados exigem dedicação e compreensão do funcionamento. E ambos sofrem influência da economia global. Por isso, é preciso estar atento ao que acontece no cenário econômico. 

O Bitcoin, enquanto uma criptomoeda, é considerado um investimento de alto risco justamente pela sua volatilidade. Mas, pode trazer bons resultados para quem investe. As ações, caso sejam de empresas maiores e mais estáveis, podem apresentar mais segurança e um bom retorno. 

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças? 

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.