Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Qual é a diferença entre SPC e Serasa?

A possibilidade de ficar com o nome sujo tira o sono de muitos brasileiros, principalmente daqueles que nunca tiveram que lidar com as consequências da inadimplência. Essa situação é desencadeada quando dívidas não são pagas e as informações dos devedores são adicionadas em bancos de dados como Serasa e Serviço de Proteção ao Crédito (SPC).

O que é o SPC?

O Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) é um grande banco de dados que reúne informações de crédito administradas e alimentadas pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas. Atualmente, esse sistema possibilita a consulta de mais de 180 milhões de pessoas. 

O SPC fornece gratuitamente aos cidadãos e empresas informações de crédito sujeitas às normas do Código de Defesa do Consumidor. Por meio do sistema e também de dados próprios, empresas e bancos determinam qual é o seu score e podem tomar decisões sobre empréstimos e concessão de crédito.

O que é a Serasa?

A Serasa funciona como um banco de dados com informações financeiras dos consumidores. Ela, diferentemente do SPC, é fruto de uma parceria entre a Associação dos Bancos do Estado de São Paulo (Assobesp) e a Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

Dessa forma, através de informações pessoais como nome, data de nascimento, endereço, entre outras, é possível consultar para descobrir se um nome está sujo. Ou seja, a Serasa possui a mesma função do SPC.

Qual é a diferença entre SPC e Serasa?

Tanto o SPC quanto a Serasa possuem funções bem parecidas. No entanto, a fonte dos dados é diferente. Enquanto a Serasa trabalha com informações de bancos e instituições financeiras, a coleta do SPC é realizada a partir de dados de lojistas credenciados.

A forma de consulta do CPF, no entanto, é igual. O procedimento pode ser realizado de maneira online no site da Serasa e através do app SPC Consumidor, disponível para Android e iOS.

Imagem: Jacob Lund/shutterstock.com