Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Qual é o valor mínimo do empréstimo do Auxílio Brasil?

Confira qual o valor mínimo do empréstimo do Auxílio Brasil e quais são os cuidados necessários ao solicitá-lo

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Na última quinta-feira (4), o presidente Jair Bolsonaro (PL) sancionou uma Medida Provisória que permite o empréstimo consignado para usuários do Auxílio Brasil. Dessa forma, o crédito já está liberado, mas ainda não foi regulamentado pelo Ministério da Cidadania. 

Assim, surgem diversos questionamentos a respeito da novidade, principalmente a respeito do valor mínimo e do valor máximo da retirada. Portanto, pode-se dizer que isso dependerá da regulamentação do Ministério e que os bancos estão aguardando as regras gerais que o Governo divulgará. 

Mas já é possível dizer que não há valor mínimo de retirada, tendo em vista que cada instituição financeira definirá o menor patamar possível para fazer a solicitação. 

Quando será possível solicitar o empréstimo? 

Primeiramente, com a sanção da Medida Provisória pelo atual presidente, a oferta já é possível. Isto é, alguns bancos já estão oferecendo o empréstimo consignado. 

Mas, apesar disso, vale ressaltar que as instituições maiores como Banco do Brasil, Bradesco, Santander e Caixa Econômica Federal ainda aguardam a regulamentação do Ministério da Cidadania para ter certeza da taxa de juros. No caso do Itaú, conforme informado por sua assessoria de imprensa, o banco não oferece o consignado para beneficiários do Auxílio Brasil, e não tem perspectiva de vir a oferecer.

Vale destacar que as taxas oferecidas até o momento chegam a quase 80% ao ano e segundo analistas, esse é um patamar muito alto, tendo em vista que não há como o cidadão pagar o crédito de volta.  

Cuidados necessários ao solicitar o empréstimo

Em entrevista ao UOL, Eli Borochovicius, professor de finanças do curso de Administração da PUC-Campinas afirmou que as pessoas interessadas no empréstimo consignado devem ficar atentos às condições oferecidas. Isso porque, a instituição financeira pode oferecer uma taxa de juros menor para um grupo de pessoas e uma maior para as demais.

Quais são os juros de outros empréstimos consignados? 

De acordo com o Banco Central, os juros médios cobrados por bancos são: 

  • Para funcionário público: 1,66% ao mês;
  • Para aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social): 1,69% ao mês;
  • Para trabalhadores do setor privado: 2,47% ao mês;
  • Para beneficiários do Auxílio Brasil: de 3,29% ao mês a 5,85% ao mês.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Jair Ferreira Belafacce / Shutterstock.com