Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Consignado do Auxílio Brasil pode ter juros de 98% ao ano

As taxas de juros para o consignado do Auxílio Brasil devem chegar a quase 100% ao ano, acima dos que são oferecidos para a modalidade.

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Com a aprovação da Medida Provisória (MP) que possibilita o acesso de beneficiários do Auxílio Brasil ao empréstimo consignado, têm surgido diversos anúncios de crédito dessa modalidade. Contudo, ainda é necessária a aprovação do presidente Jair Bolsonaro (PL), para que o texto entre em vigor.

Confira, a seguir, as taxas de juros dessa modalidade de crédito e como funciona a contratação.

Sobre o empréstimo consignado do Auxílio Brasil

De acordo com uma pesquisa realizada pelo UOL, as taxas de juros para o crédito consignado do Auxílio Brasil devem chegar a quase 100% ao ano. Em síntese, o pagamento do empréstimo no crédito consignado será descontado diretamente do benefício. Dessa forma, o risco do cidadão não pagar é muito baixo.

Assim, no Rio de Janeiro, um suposto correspondente bancário do banco Pan, que é administrado pelo BTG Pactual, está oferecendo empréstimo consignado de até R$ 2.034,00 para quem é beneficiário do Auxílio Brasil, com parcelamento em até 24 vezes com juros de 5,85% ao mês, o que chega a 98% de juros em um ano.

Dessa forma, a oferta de crédito consignado no Rio de Janeiro é feita por meio de um cartaz colado em um poste. E quando o UOL entrou em contato com o correspondente bancário, foi informado que o beneficiário que desejar contratar um empréstimo deve preencher um cadastro na fila do crédito consignado que foi disponibilizado a partir de 13 de julho.

Sendo assim, para entrar na “fila”, o beneficiário precisa enviar alguns documentos, como RG, CPF, comprovante de residência e a conta do Auxílio Brasil.

Juros

Por fim, os juros que estão sendo cobrados no Auxílio Brasil estão acima dos que são oferecidos no país para crédito consignado. 

De acordo com dados de fevereiro do Banco Central , os juros do consignado para pessoa física são na média de 1,74% ao mês.

Confira as comparações dos juros médios ao mês para o consignado:

  • Para pessoa física – 1,74%;
  • Para funcionário público: 1,56%;
  • Para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) – 1,87%;
  • Para trabalhador do setor privado – 2,61%;
  • Para beneficiários do Auxílio Brasil – 5,85%.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal no YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Instagram e Twitch. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: rafapress / Shutterstock.com