Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Qual é o valor da entrada nos financiamentos do Casa Verde e Amarela?

O Casa Verde e Amarela é um programa que surgiu para combater o déficit habitacional das famílias carentes e facilitar o acesso da população à moradia digna. A iniciativa, que foi criada após o Minha Casa Minha Vida ser encerrado, promete atender 1,2 milhões de famílias até o fim de 2022.

A iniciativa social procura auxiliar famílias com renda mensal de R$2.000 até R$7.000,00, tendo como foco a melhora na qualidade de vida das pessoas residentes no imóvel. Mas, dentro desse orçamento, qual é o valor de entrada que a família deve pagar? Saiba mais sobre o assunto a seguir.

Valor de entrada do Casa Verde e Amarela

O Casa Verde e Amarela não possui um valor de entrada pré-determinado. Entretanto, apesar de não ter sido divulgado pelo Governo Federal, o cálculo abrange os seguintes fatores:

  • Renda mensal do trabalhador;
  • Quantas pessoas participaram dos custos do financiamento;
  • Se a pessoa vai ou não usar o Fundo de Garantia por Tempo de Serviços (FGTS);
  • Contas e cobranças que comprometem a renda mensal da família.

Para simplificar essa parte da negociação, o deputado federal, Zé Vitor (PL/MG), apresentou o Projeto de Lei nº 181/22. O texto estabelece um percentual máximo de entrada exigido no financiamento do Casa Verde e Amarela.

De acordo com a proposta, o pagamento inicial deve ficar entre 5% e 10% do valor do imóvel, baseado na faixa de renda em que o beneficiário se encontra. Por enquanto, o texto está em trâmite na Câmara dos Deputados a caráter conclusivo e deve ser apreciado por três comissões. 

Para mais detalhes sobre as regras e como participar do programa, você pode verificar na nossa matéria completa sobre do Casa Verde e Amarela clicando aqui.

Contratações do Casa Verde e Amarela caem pela metade com inflação

A importância da acessibilidade na hora de pagar a entrada do financiamento é reforçada por um dado recente. De acordo com informações do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), a fonte de financiamento para compra e construção de imóveis pelo Casa Verde e Amarela, as contratações de projetos caíram pela metade nos primeiros quatro meses deste ano.

Foram contratadas 68,8 mil unidades entre janeiro e abril, 51% a menos do que no mesmo período de 2021, quando chegaram a 140,5 mil. A principal causa apontada é a inflação. As construtoras repassaram o aumento dos custos para o preço final das moradias, e com isso, muitas famílias deixam de aderir ao programa por conta do valor, que para muitas, já não é mais viável.

Imagem: rafapress / Shutterstock.com