Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Quem já tem 15 anos de contribuição pode parar de pagar?

Quem já tem 15 anos de contribuição deve parar de pagar? Confiras aqui.

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Qualquer pessoa que deseja se aposentar deve estar atenta ao tempo de contribuição. Basicamente, este é o tempo em que você precisa ter trabalhado para poder solicitar sua aposentadoria ao INSS. E para quem já completou 15 anos de contribuição, acaba surgindo uma dúvida: é preciso seguir contribuindo? Já é possível apenas esperar pela idade mínima para se aposentar? Então, confira a seguir.

Quem já tem 15 anos de contribuição deve parar de pagar?

Primeiro, vamos entender o que está incluído neste tempo de contribuição. Em resumo, a lei entende como tempo de contribuição os períodos para os quais tenha havido contribuição obrigatória ou facultativa ao RGPS. Incluem-se nesse caso períodos de contribuição obrigatória ou voluntária; períodos de licença maternidade; de licença remunerada; de atividade patronal ou autônoma; entre outros.

E quem completa 15 anos de tempo de contribuição, pode simplesmente parar de contribuir? E a resposta é que sim. Ao completar 15 anos de contribuição, você já garante o direito de se aposentar por idade, não importa há quanto tempo parou de contribuir. Se pagou quinze anos em qualquer época e completar a idade mínima, pode se aposentar.

O problema é que, se você parar de contribuir, e por acaso ficar doente, por exemplo, não tem direito a nenhum benefício. Entre eles: aposentadoria por invalidez, auxílio doença, pensão por morte etc. Portanto, se você parou de contribuir, não esqueça apenas de ter atingido os 15 anos exigidos, incluindo o tempo de carência. Em caso de dúvidas, consulte um advogado.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal no YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterInstagram e Twitch. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de créditoempréstimosfintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.