Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Receita Federal lança plataforma em blockchain que reúne diversas bases de dados

Saiba mais sobre bCadastrados e seus objetivos

0

A Receita Federal anunciou recentemente o lançamento de sua quarta plataforma baseada em blockchain, a bCadastrados, Ela reunirá dados das bases do CPF, CNPJ, CAEPF, CNO e Simples Nacional. Em agosto desde ano, a Receita já havia divulgado o lançamento da plataforma. A iniciativa ocorre em parceria com o Serpro. O objetivo ter uma composição de bases mais adequada para cada caso específico.

“Por exemplo, um órgão poderá acessar todas as bases, ou somente a base CPF, ou somente as bases CPF e CNPJ, ou qualquer composição que seja mais conveniente, conforme autorização de acesso fornecida pela Assessoria de Cooperação e Integração Fiscal (Ascif)”, afirmou a Receita.

Receita Federal lança plataforma em blockchain que reúne diversas bases de dados

Dessa forma, segundo explicou a Receita Federal, a instalação da nova plataforma ocorre de forma automatizada. Na sequência, o contratante receberá uma cópia dos dados solicitados. As atualizações são feitas um dia após o registro nas bases da Receita Federal. Ou seja, as alterações de um dia terão atualização feita na madrugada do dia seguinte.

Portanto, para contratar a plataforma, os interessados devem enviar o pedido de autorização para Ascif. Após autorizada pela Ascif, a contratação será feita diretamente com o Serpro, e caberá ao órgão ressarcir diretamente ao Serpro pelo serviço.

Vale dizer que os órgãos e entidades conveniadas solicitarão apenas o conjunto de bases necessárias para a suas políticas públicas. Desse modo, devem se responsabilizar pela guarda das informações recebidas e informar aos cidadãos os tratamentos que serão feitos com seus dados pessoais, quando for este o caso.

“A nova solução representa maior proteção aos dados que serão trafegados entre a Receita Federal e os contratantes, possibilitando que os dados sejam atualizados no ambiente do contratante de maneira mais rápida e com custo mais baixo. Essas características podem ser traduzidas como mais segurança e menor custo para a sociedade”, destacou a Receita Federal.

Atualmente a Receita Federal já possui três aplicações baseadas na tecnologia bockchain, o bCNPJ, o bCPF, e o bConnect, que une aduanas de paises do mercosul e está conectada com o Portal do Comércio Exterior.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterTwitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de créditoempréstimosfintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Comentários do Facebook

- Publicidade -

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.