Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Refinanciamento de veículo é uma boa alternativa?

Você sabia que é possível usar o seu veículo como moeda de troca para conseguir um empréstimo pessoal? Muitos consumidores não sabem dessa alternativa, afinal ela é pouco divulgada; mas pode ser uma alternativa bastante interessante se você avaliar bem os critérios. Mas calma! Antes de sair correndo para fazer refinanciamento do seu veículo, precisamos que você leia com atenção tudo o que será apresentado nesse artigo. Daremos informações que você não conseguirá em lugar nenhum. Vamos lá?

É provável que você também goste:

Qual é a renda mínima para fazer o financiamento imobiliário da Caixa?

Como investir e começar um negócio com pouco dinheiro? Conheça algumas opções!

Projeto de Lei de Alexandre Frota quer aumentar a remuneração de motoristas de aplicativo

Refinanciamento de veículo é uma boa alternativa mesmo?

Financeiras não informam sobre essa modalidade, mas muitas pessoas já descobriram que o refinanciamento de veículo pode ser uma ótima alternativa de conseguir um empréstimo pessoal rápido e seguro.

O que acontecerá é que seu carro será, novamente, vendido e com isso, você receberá o dinheiro dessa venda. Os juros costumam ser bem menores, pois você pode negociar. No entanto, é importante calcular bem se você terá dinheiro para quitar as parcelas de seu novo financiamento. Antes de tomar essa decisão, sente, faça contas, pesquise em diferentes financeiras e veja quais são as taxas de juros que elas têm a oferecer. Compare cada uma delas antes de bater o martelo.

E como é o processo de refinanciamento de veículo?

O primeiro passo será buscar uma instituição financeira que faça isso para você. Dependendo da sua região, até mesmo concessionárias adotam essa prática, é claro que cobrando um valor por isso.

Na internet, é possível procurar empresas que adotam essa modalidade, fazendo todos os tramites online mesmo.

É importante lembrar que para conseguir esse refinanciamento, você precisa:

  • Primeiramente, estar com o carro quitado;
  • Estar com a documentação do veículo em dia;
  • Carteira de motorista precisa estar ok;
  • Por fim, seu nome não pode estar negativado.

É até possível fazer essa transação com o carro ainda alienado, no entanto é muito mais burocrático e certamente você perderá dinheiro.

Enviado todas a documentação que será solicitada, dentro de alguns dias a resposta virá. Sendo positiva, basta assinar os papéis e pronto.

Vale lembrar que é preciso pagar as parcelas rigorosamente nas datas para que seu carro não seja retirado de você.

Vale a pena optar pelo refinanciamento de veículo?

É difícil afirmar se vale a pena ou não, sem analisar a sua condição financeira. Por isso, é tão importante que você faça comparações com outras modalidades de empréstimo pessoal.

Claro que para quem está precisando de dinheiro, é uma das muitas alternativas para se conseguir. Afinal, as taxas de juros costumam ser bem mais baixas do que o do empréstimo pessoal usual.

Conforme já falamos, pesquisar antes e entender sua situação financeira é a melhor alternativa que você tem. Mesmo que você opte por refinanciar seu veículo, pesquise em diferentes instituições financeiras.

E como saber se é a melhor alternativa para mim?

Avaliar sua saúde financeira sem dúvida é a melhor forma de encontrar essa resposta. O refinanciamento de veículos não deixa de ser uma modalidade de empréstimo que terá que ser paga, concorda?

Apesar da liberação do dinheiro mais rápido e das taxas de juros bem mais baixas, você terá uma nova parcela de financiamento para honrar.

Quando é a hora de refinanciar meu veículo?

Vamos pensar da seguinte forma: atualmente, você está com dívidas de cartão de crédito, cheque especial e outras tantas pagando juros de 10% a 16% todos os meses. Além disso, juros em cima de juros, pois você não está dando conta de pagar as parcelas. Se você optar por refinanciar seu veículo com uma taxa de juros de 4% ao mês, você quita todas as suas dívidas e fica com apenas uma parcela.

Deu para entender?

O dinheiro que você pegará com o refinanciamento fará com que você pare de gastar mais dinheiro.

Antes de tomar uma decisão, saiba que você vai precisar:

  • Deduzir suas dívidas por um tempo;
  • Cancelar os seus cartões de crédito;
  • Usar o dinheiro do refinanciamento para pagar suas dívidas.

Isso é fundamental!

E como conseguir uma boa negociação?

É preciso ter em mente que você está dando um bem que já é seu em troca de dinheiro, ok? Portanto, para que ele seja seu novamente, por mais que fisicamente permaneça em sua garagem, você terá que pagar novamente.

Então avalie:

  • A taxa de abertura que será cobrada;
  • Os juros totais dessa negociação;
  • A quantidade de taxas, tarifas e valores que serão cobrados de você;

Finalmente, coloque tudo na ponta do lápis. E, principalmente, não olhe apenas para a parcela mensal que você terá. Faça um calculo total dos anos que você estará pagando por isso.

Em muitos casos, fazer refinanciamento de veículo não é um bom negócio, pois você estará pagando 70% a mais do que seu veículo vale em troca de um empréstimo pessoal rápido. Isso certamente impactará muito na sua saúde financeira.

E o que fazer então?

Sendo assim, o refinanciamento de veículos pode não ser uma boa alternativa para todo mundo, porém as opções de empréstimo pessoal online sem burocracia só crescem. É importante avaliar a reputação das empresas, mas muitas oferecem juros bem baixos e uma facilidade de pagamento.

É o caso da proposta que temos a fazer para você.

Que tal conseguir um empréstimo de uma empresa SEGURA de forma simples, rápida e muito fácil? E sem ter que dar seu veículo em troca?

Temos isso para você!

Se você está com seu nome limpo e sabe que tem condições de arcar com uma parcela mensalmente, podemos e vamos ajudar você.

Faça o preenchimento do formulário abaixo para que possamos avaliar alguns critérios.

Preencha seu cadastro aqui

Para saber mais sobre empréstimos e assuntos relacionados, fique de olho em nosso blog, nosso canal no Youtube e nossas redes sociais.

Enfim, gostou da matéria?

Então, siga o nosso canal do YouTube, e nossas redes sociais como o FacebookTwitter e Instagram. Assim acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais, empréstimos e matérias relacionadas ao assunto de fintechs.

Imagem: lumen-digital, via Shutterstock.