Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Relembre as obrigações da prova de vida para o INSS

Saiba como e por onde realizar a prova de vida obrigatória

0

Pensionistas e aposentados do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) que não realizaram a prova de vida entre os meses de março do ano passado e fevereiro de 2021 não poderão ter benefícios bloqueados até o mês de março deste ano. 

O procedimento da prova de vida ainda é realizado pelos bancos, mas o segurado que não o fizer até o término do prazo estipulado não poderá ser penalizado. 

Alguns segurados afirmam receber mensagens que exigem a prova de vida, já que, caso o procedimento não seja feito, os benefícios do cidadão serão bloqueados. A exigência é que seja feita a biometria através do app Meu INSS (iOS | Android).  

O período de suspensão do bloqueio do benefício foi estendido devido à pandemia. A orientação do INSS é que o cliente que puder realizar a prova através dos bancos, deve fazê-la. 

É provável que você também goste:

Confira o calendário de prova de vida para aposentados do INSS

INSS convoca 5,3 milhões de segurados para prova de vida digital

Quando a prova de vida é exigida pelo INSS

  • A prova de vida deve ser feita pelo segurado todos os anos para que ele comprove que está vivo e garanta o recebimento do benefício;
  • O procedimento é definido e feito pela rede bancária; 
  • Existem bancos que utilizam a data de aniversário do benefício ou do segurado e aqueles que exigem a prova de vida um mês antes que ela expire.

Como a prova de vida é feita

  • Para realizar o procedimento, o segurado deve ir até o banco que libera o benefício e apresentar documento com foto (carteira de trabalho, RG, CNH, etc);
  • Alguns bancos podem utilizar biometria de terminais de autoatendimento.

Pode ser feita através de um procurador

O segurado que não tiver possibilidade de se apresentar pessoalmente em seu banco por dificuldades de locomoção ou doença pode fazer a prova de vida através de um procurador cadastrado pelo INSS. 

Pode ser feita digitalmente

Em agosto de 2020, o INSS disponibilizou a prova de vida por biometria facial. Aproximadamente 500 mil beneficiários realizaram a fase de testes, em que é utilizada a câmera de um smartphone para cumprir as exigências. 

A biometria facial ainda é um projeto piloto, por isso os beneficiários escolhidos recebem SMS de convocação. 

A prova de vida também pode ser realizada através do site Meu INSS

O que fazer caso o benefício já esteja bloqueado pelo INSS

Caso o benefício esteja bloqueado antes da data prevista (março deste ano), o segurado deve entrar em contato com o banco que o beneficia e levar algum documento com foto. 

Assim, beneficiados com bem bloqueado podem realizar outra prova a partir do dia marcado para liberação do benefício, basta ir em qualquer agência de seu banco de recebimento. 

Após renovação da prova de vida, o pagamento é realizado normalmente. 

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então é só seguir o Seu Crédito Digital no YouTubeFacebookTwitterInstagram e Twitch. Assim você vai acompanhar tudo sobre bancos digitaiscartões de crédito, empréstimos etc. Siga a gente para saber mais!

Imagem: Piotr Swat/shutterstock.com

Comentários
Carregando...