O Copom – Comitê de Política Monetária reduziu a taxa Selic em 0,50 ponto percentual. Com isso, a partir de 5 de agosto, ficamos com a menor taxa Selic da história brasileira, apenas 6%. Portanto, isso quer dizer que, na prática, a poupança, os títulos públicos, bem como quaisquer investimentos em renda fixa serão impactados. Saiba como fica o rendimento da NuConta com a queda da taxa Selic.

É provável que você também goste:

Entregadores de comida estão provando pedidos dos clientes.

Itaú também reduz juros do crédito após anúncio da Selic.

Quinto Andar facilita aluguel de imóveis livre de burocracia e sem fiador.

Como fica o rendimento da NuConta com a queda da taxa Selic?

O que é taxa Selic?

Primeiramente, é importante esclarecermos o que significa a taxa Selic. A taxa Selic é uma taxa média ajustada dos financiamentos diários apurados no Sistema Especial de Liquidação e de Custódia para títulos federais.

A cada 45 dias, o presidente do Banco Central e os seus diretores reúnem-se para decidir se irão aumentar, manter ou diminuir a taxa Selic, a taxa básica de juros da economia. Essa reunião do Copom – Comitê de Política Monetária, interfere em muitos aspectos da economia.

Ou seja, quando a demanda está muito baixa, como atualmente nos encontramos, a inflação tende a cair, e o Banco Central precisa interferir para que a atividade econômica se recupere e a inflação volte a meta, barateando os empréstimos e estimulando o consumo. Isso acontece da mesma forma, quando a demanda por produtos e serviços estão acima do esperado. Neste caso, aumentar a taxa Selic equilibra a situação, e tende a aumentar os empréstimos e reduzir o consumo.

Em outras palavras, e resumidamente falando, ao aumentar a taxa Selic, a economia desacelera. Enquanto que, ao reduzir a taxa Selic, a economia acelera.

Como fica o rendimento da poupança?

A redução da taxa Selic influencia diretamente sobre o rendimento da poupança, bem como nos demais investimentos de renda fixa. Atualmente, o rendimento da poupança é de apenas 70% da taxa Selic + Taxa Referencial. Como a Taxa Referencial está próxima de zero, e a taxa Selic fica em 6%, a poupança vai passar a render aproximadamente 4,2%.

Como fica o rendimento da NuConta?

serviços gratuitos da NuConta

A NuConta também será impactada com a redução da taxa Selic, mas continua sendo uma excelente opção de investimento com liquidez diária acima da poupança. Ou seja, a NuConta vai passar a render a partir de agora 6% ao ano, próximo de 100% da taxa Selic.

Portanto, depositar o seu dinheiro na NuConta ainda continuará sendo mais atrativo que na poupança.

Gostou da notícia?

Então, nos siga em nossas redes sociais como o FacebookTwitter Instagram. Para assim continuar acompanhando artigos sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais, financiamentos, empréstimos e tudo relacionado ao assunto de fintechs.