Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Retomada do emprego tem grande contribuição da vacinação em massa

Saiba mais sobre a análise divulgada em nota do Ministério da Economia.

No último dia 30, o Ministério da Economia divulgou uma nota em que afirma que a vacinação em massa contra a covid-19 no Brasil tem contribuído para a retomada da atividade e do emprego. De acordo com dados da Pnad, divulgados pelo IBGE, a taxa de desemprego do Brasil caiu para 13,7% no trimestre fechado em julho. E assim, houve uma redução de 1 ponto percentual em relação ao trimestre encerrado em abril (14,7%).

É possível sair no horário de trabalho para se vacinar contra a covid-19?

Retomada do emprego tem grande contribuição da vacinação em massa

Embora a taxa de desemprego tenha diminuído, o Brasil ainda tem 14,1 milhões de desempregos. O número representa uma queda de 4,6% (menos 676 mil pessoas) em relação ao trimestre encerrado em abril (14,8 milhões). No entanto, o número aumentou 7,3% (mais 955 mil pessoas) ante o mesmo trimestre de 2020 (13,1 milhões).

De acordo com a nota divulgada pelo Ministério da Economia, “a vacinação em massa tem contribuído para a retomada segura da atividade e, consequentemente, o emprego. Neste processo, destaca-se a melhora dos serviços e do comércio, que foram severamente afetados pela pandemia”.

Ademais, a pasta também citou o fato de a recuperação acontecer tanto nos postos de emprego formal quanto informais. “Deve-se destacar a melhora recente no setor informal, com a recuperação dos serviços e a melhora das condições sanitárias.”

Além disso, o emprego informal, que inclui os trabalhadores sem carteira assinada (empregados do setor privado ou trabalhadores domésticos), sem CNPJ (empregadores ou empregados por conta própria) ou trabalhadores sem remuneração chegou a 36,3 milhões de pessoas. Já no trimestre anterior, eram 34,2 milhões.

Por fim, houve uma elevação no emprego com carteira assinada no setor privado e nos postos de trabalho informais. No trimestre até julho, o emprego com carteira assinada cresceu 3,5%, com mais 1 milhão de pessoas. Dessa forma, chegou a 30,6 milhões.

Enfim, quer saber mais sobre tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal  do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Guilherme Flores / Shutterstock.com