Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Novo RG Digital vai ser o principal documento do brasileiro; veja como fazer

Prazo para adequação do documento vai até 06 de março de 2023.

O novo Documento de Identidade Nacional, também chamado de RG digital, será o documento mais utilizado pelos brasileiros. Em breve, você poderá utilizá-lo em todo o território nacional.

Com isso, por meio de um único documento, você terá informação de praticamente todos os documentos emitidos no país, como RG, CPF, CNH, Título de Eleitor, Carteira de Trabalho e outros. Então, para saber mais, confira a seguir!

É provável que você também goste:

Novo RG vai substituir a CNH? Veja as principais mudanças

Novo RG Digital vai ser o principal documento do brasileiro

De acordo com o governo, o novo RG terá emissão totalmente gratuita para os cidadãos.

Assim, no momento da emissão do novo documento, o cidadão que não possuir ainda o CPF, terá o mesmo emitido pelo órgão competente de registro. Portanto, o RG Digital vai utilizar o CPF como número único de registro nacional.

Além disso, o novo documento de identidade possuirá a validade de 10 anos para cidadãos com até 60 anos de idade. Já para pessoas com idade superior, a alteração será facultativa.

Dessa forma, se você não fizer a adequação dos documentos no prazo estipulado, eles perdem o status de documento de identificação.

Como solicitar o novo documento?

Por fim, o RG Digital poderá ser emitido por quem já fez o cadastro biométrico na Justiça Eleitoral ou em outros institutos de identificação.

Inicialmente, será necessário instalar o aplicativo do DNI (Android e iOS). Depois, siga o passo a passo:

  • Faça o pré-cadastro e compareça pessoalmente a um dos postos de atendimento indicados no aplicativo;
  • No posto de atendimento, serão validados os dados biométricos com base na análise de impressões digitais e fotografias do emitente do DNI;
  • Caso a Justiça Eleitoral confirme as informações, você já pode emitir o DNI a partir do smartphone ou tablet.

Importante: nesse primeiro momento, a obrigatoriedade do RG Digital só vale para quem der entrada na primeira ou segunda via do documento (caso precise).

Posteriormente, o governo deve ampliar o processo para as demais pessoas. O documento já começou a ser produzido no país, mas o prazo para adequação vai até 6 de março de 2023.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterTwitchInstagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimosfintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Governo do Brasil / Reprodução