Seu Crédito Digital
Seu Crédito Digital

Rodrigo Maia assume Confederação Nacional das Instituições Financeiras

De acordo com Rodrigo Maia, seu objetivo é focar no futuro do setor e dialogar com os Poderes em nome da CNF.

Avatar de Adriana Albuquerque Adriana Albuquerque · · 2 min de leitura
Rodrigo Maia segurando documentos

O ex-deputado e presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, assumirá a presidência da Confederação Nacional das Instituições Financeiras (CNF) nesta quinta-feira (2). A entidade reúne figuras da indústria financeira do Brasil. A informação foi divulgada pelo jornal O Globo. 

Assim, Maia deverá permanecer no cargo pelos próximos três anos. De acordo com o ex-deputado, seu objetivo é focar no futuro do setor. Além disso, Rodrigo Maia quer dialogar com os Poderes em nome da CNF.

O que é a CNF?

A Confederação Nacional das Instituições Financeiras (CNF) é uma organização que reúne as principais entidades do setor financeiro do país. Criada em 1985, o grupo conta com a afiliação de companhias como:

  • ABBC (Associação Brasileira de Bancos);
  • ABBI (Associação Brasileira de Bancos Internacionais);
  • Abecip (Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança);
  • Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartão de Crédito e Serviços);
  • Abel (Associação Brasileira de Empresas de Leasing);
  • Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais);
  • Ancord (Associação Nacional das Corretoras de Valores);
  • B3;
  • Febraban (Federação Brasileira de Bancos).

Quem é Rodrigo Maia?

Rodrigo Maia é ex-deputado federal e presidente da Câmara. O político foi eleito pela primeira vez ao cargo aos 28 anos, em 1998.

Assim, entre 2016 e 2021, presidiu a Câmara dos Deputados após votação especial devido à renúncia de Eduardo Cunha. Ao deixar o cargo, Maia afirmou que voltaria a trabalhar na iniciativa privada. Dessa forma, o ex-deputado não concorreu ao cargo nas eleições de 2022. 

Por fim, fora da Câmara, Maia assumiu a Secretaria de Projetos e Ações Estratégicas do Governo de São Paulo no governo de João Doria, mas pediu demissão após o governador Rodrigo Garcia apoiar a reeleição de Jair Bolsonaro (PL), no segundo turno.

Imagem: Marcelo Camargo/Agêcia Brasil

Compartilhar
Seu Crédito Digital

Descubra tudo que você tem direito

Benefícios, crédito e dinheiro esquecido: veja as ofertas e ferramentas que separamos para o seu perfil.